UGEIRM completa 37 anos de defesa dos policiais civis gaúchos

ato_brasilia_capa

No dia 20 de março de 1980, um grupo de agentes que acreditava na capacidade de organização dos policiais e na necessidade de uma entidade forte e representativa dos agentes de polícia para defender seus interesses, criava a UGEIRM. Inicialmente a União Gaúcha dos Escrivães, Inspetores, Investigadores, Comisssários, Rádio-telegrafistas e Mecânicos policiais teve sua atuação como associação e mais tarde tornou-se no UGEIRM/Sindicato, entidade sindical que representa plenamente, em todos os níveis e instâncias, escrivães, inspetores e investigadores de polícia do Rio Grande do Sul. A Ugeirm Sindicato é a entidade que tem como norte a luta pelos direitos dos policiais civis, bem como de todos os demais trabalhadores.

Nesses 37 anos, a UGEIRM travou lutas históricas em defesa dos policiais, de um novo modelo de segurança pública e da democracia no Rio Grande do Sul e no país. Vários governos passaram pelo Palácio Piratini, mas, perante todos eles, a UGEIRM manteve a sua autonomia e teve, sempre, como princípio a defesa dos interesses dos policiais e das posições definidas democraticamente nos seus fóruns.

Neste ano em que completamos os 37 anos, vivemos, talvez, a maior crise da segurança pública da história do nosso estado. Além disso, enfrentamos uma tentativa clara de acabar com a nossa aposentadoria. Frente a esses ataques, a UGEIRM tem se posicionado firmemente perante, tanto o governo Sartori/PMDB quanto ao governo Temer/PMDB, sem nunca se negar ao diálogo. Esta é a postura histórica do nosso sindicato: firmeza nas posições e abertura para o diálogo, sempre tendo em vista a obtenção de conquistas para os policiais.

Continuaremos no caminho que temos percorrido nesses 37 anos. Caminho que garantiu diversas conquistas para os policiais gaúchos, como a aposentadoria especial, inclusive a das mulheres, o pagamento da lei Britto, a histórica implantação da Tabela de Subsídios na segurança pública. Seguiremos na defesa dos policiais e na luta por um novo modelo de segurança pública. Vivemos tempos difíceis para os policiais, mas a UGEIRM confia na capacidade de luta e mobilização dos policiais civis do Rio Grande do Sul. Com nossa organização e mobilização conseguiremos superar as dificuldades que têm sido impostas pelo governo Sartori/PMDB. Foi para isso que, em 1980, foi criada a UGEIRM: defender os policiais e garantir uma segurança pública de qualidade para o povo gaúcho.