DPPA de Santa Maria é inundada e coloca em risco policiais

santa_maria_dppa5Os problemas da DPPA de Santa Maria, que já vinham se acumulando, chegaram ao seu ponto culminante com o temporal que se abateu sobre a cidade. Salas inundadas, policiais tendo que retirar a água que tomou a delegacia, fiação exposta e molhada, com risco de curto circuito, além da possibilidade de perda de documentos importantes, é a realidade que se revelou com a tempestade.

santa_maria_dppa1O prédio que abriga a DPPA é alugado e passou, recentemente, por um reforma financiada pelo proprietário. Porém, essa reforma não surtiu nenhum efeito. No ano passado, em outra tempestade, o muro lateral já havia desabado. Dessa vez, partes que tinham passado pela reforma não resistiram à tempestade, como o forro do prédio, que teve partes destruídas. A solução apresentada pelos agentes, seria a mudança da Delegacia para outro prédio. Porém, essa solução esbarra no corte de investimentos do governo Sartori/PMDB. Desde que assumiu, o governador reduziu os investimentos á quase zero. Isso tem se refletido nas condições de trabalhos nas delegacias por todo o estado. Em alguns casos, a manutenção dos prédios, quando próprios, não existe. Em outros, como no caso de Santa Maria, em que existe a necessidade de uma mudança, o corte de investimento obriga os policiais a permanecerem em prédios sem nenhuma condição, mesmo com reformas paliativas. No caso da delegacia de Santa Maria, a conclusão dos agentes é de que a permanência no atual prédio é impossível. As instalações elétricas, expostas e convivendo com a possibilidade de inundações, são um convite ao incêndio, colocando em risco a integridade física dos policiais e da própria população que procura a delegacia para ser atendida.

santa_maria_dppa2Assim como no caso das carceragens lotadas das delegacias, o governo Sartori/PMDB flerta com uma tragédia. O governo sabe, inclusive já tendo sido alertado pela UGEIRM, que a maioria das delegacias não possui a mínima condição de funcionamento. Mas prefere economizar, colocando em risco a vida dos policiais e da população. Esse é o retrato acabado de um governo irresponsável.