Governo quer limpar pauta da Assembleia para votar Pacote na semana que vem

pacote_ortiz3A base do governo Sartori/PMDB na Assembleia Legislativa, pretende colocar em votação nesta terça-feira (21) dois vetos do governador para, assim, destravar a pauta e ter a possibilidade de começar a votar o Pacote de Maldades do governo.

De acordo com o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza/PMDB, a ideia é votar todos os vetos e projetos que trancam a pauta para, na semana que vem, a assembleia estar pronta para votar as PECs que integram o Pacote do governo Sartori/PMDB. As primeiras da fila são: a que prevê o fim da necessidade de plebiscito para a privatização de CEEE, CRM e Sulgás, a que institucionaliza o atraso no pagamento de salários dos servidores e a que ataca os sindicatos de servidores.

O governo segurou a votação do pacote até agora, por não contar com os votos suficientes para aprovar as PECs. Nesse período Sartori/PMDB aumentou a pressão sobre os parlamentares e, tudo indica, essa semana a pressão será total. O objetivo de Sartori/PMDB é aprovar as PECs para conseguir assinar o acordo de renegociação da dívida. Ou seja, primeiro o governo aprova os ataques aos servidores e vende as estatais, logo depois assina um acordo que vai afundar o Estado mais ainda, ao aumentar a dívida e abrir mão de questionar os juros abusivos cobrados até agora. Além de abrir mão dos ressarcimentos da Lei Kandir. Para o presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, “os servidores precisam responder a altura, retomando a pressão sobre os deputados, principalmente do PDT, do PP e do PTB, para garantirmos a rejeição desses ataques do governo Sartori/PMDB. Temos que aproveitar que no ano que vem teremos eleição e lembrarmos o que acontecerá com os deputados que votarem contra os servidores”.

Próximos passos das votações na Assembleia Legislativa

– Dois vetos do governador estão na pauta para serem votados pela Assembleia nesta terça-feira. São eles: emenda em projeto sobre nota fiscal eletrônica para produtores rurais e a alteração da nomenclatura dos papiloscopistas.

– A pendência da votação dos vetos tranca a pauta do Legislativo, porque é prioritária.

– Para pôr em pauta o fim dos plebiscitos de privatização, os vetos devem ir à votação antes.

– A tendência é de que o Piratini consiga efetuar a apreciação.

– Votados os vetos, na semana que vem devem ser apreciadas as emendas constitucionais.