O sindicato

Fundado em 20 de março de 1980, fruto do esforço de um grupo de agentes que acreditou na capacidade de organização da categoria e na necessidade de uma entidade forte e representativa dos agentes de polícia para defender seus interesses. Inicialmente a União Gaúcha dos Escrivães, Inspetores, Investigadores, Rádio-telegrafistas e Mecânicos policiais teve sua atuação como associação e mais tarde tornou-se no UGEIRM/Sindicato, entidade sindical que representa plenamente, em todos os níveis e instâncias, escrivães, inspetores e investigadores de polícia do Rio Grande do Sul. A Ugeirm Sindicato é entidade classista que tem como norte a luta pelos direitos dos policiais civis, bem como de todos os demais trabalhadores.

 

Conheça a Ugeirm Sindicato

Compromissos
A Ugeirm Sindicato representa os agentes de polícia do Rio Grande do Sul – inspetores, escrivães e investigadores. Tem, no seu quadro social, outras categorias policiais. No entanto, a direção da entidade é exercida exclusivamente por agentes.
É, portanto, a entidade representativa dos trabalhadores da área da segurança pública.
Tem sede em Porto Alegre, mas sua base atinge a todos os municípios gaúchos. Nosso sindicato tem atualmente, mais de 4 mil associados.

 

São objetivos da Ugeirm Sindicato:

1. Defender os interesses de todos os agentes de polícia do RS, visando a melhoria de sua qualidade de vida, através de salários dignos, modernização da carreira, qualificação profissional, melhoria das condições de trabalho e aumento do efetivo, de acordo com os padrões das Nações Unidas;

2. Representar os agentes de polícia nas negociações junto ao Governo, Secretaria de Justiça e Segurança e Chefia de Polícia, bem como junto aos Poderes constituídos, quais sejam, o Legislativo e o Judiciário;

3. Defender e ajuizar em nome de seus associados;
Representar politicamente a categoria em todas as instâncias e níveis que se fizerem necessários.

4. O fortalecimento dos servidores e dos serviços públicos e também a contraposição à modelos governamentais excludentes.

 

Como se organiza a Ugeirm

A Ugeirm se organiza de forma centralizada quanto à execução e descentralizada por regiões quanto ao exercício democrático. A instância máxima de decisão da Ugeirm Sindicato é a Assembléia Geral.
A sede administrativa encontra-se em Porto Alegre, assim como o Alojamento de Trânsito. Uma Colônia de Férias é mantida no balneário de Pinhal, no Litoral. Há sedes de Núcleos da Ugeirm nas regiões do Estado.

As instâncias organizativas do Sindicato são:

1. Diretoria Executiva

2. Conselho Geral

3. Assembléia Geral

O órgão fiscalizador é o Conselho Fiscal

É fundamento da Ugeirm defender que todos os mecanismos de participação e de fiscalização funcionem plenamente. Assim, a categoria poderá contar sempre com uma entidade democrática e atuante, enraizada na sociedade. Sem uma base atenta e exigente, a direção não será forte o suficiente para sustentar as lutas frente aos adversários e negociadores.

 

Exercício da Democracia

Diretoria Executiva – Tem a atribuição de implementar todas as deliberações e representar política e juridicamente todos os seus associados; convoca , através da Presidência, o Conselho Geral e o mantém permanentemente informado sobre todos os temas de interesse da categoria.

Conselho Geral – É composto pelos presidentes dos Núcleos, Delegados Sindicais e Diretoria Executiva.
Reúne-se uma vez por mês em Porto Alegre ou cidade do interior e define as grandes linhas de atuação. Delibera por indicativos à Executiva e à Assembléia Geral.

Assembléia Geral – Aprecia, avalia e delibera sobre indicativos do Conselho Geral ou da Diretoria Executiva. Participam todos os associados. É a instância máxima de deliberação da entidade.