Reunião da Frente dos Servidores Públicos prepara mobilização

Na última quinta-feira (12), as entidades que representam os servidores do serviço público federal, estadual e municipal, se reuniram na sede do Sindicaixa, em Porto Alegre. O encontro debateu o atual momento político que vivemos no nosso país e o encaminhamento da mobilização dos servidores públicos das três esferas, no ano de 2023.

No plano estadual, as entidades apontaram a necessidade de retomar a mobilização, perante o governo empossado em janeiro, das pautas comuns dos servidores públicos estaduais. Entre as principais questões, está a discussão do IPE Saúde e a reposição salarial dos servidores. É importante salientar, que o alto escalão do Executivo, do Legislativo e da Defensoria Pública, foi contemplado, no final do ano passado, com reajustes salariais que chegaram a 40%. Frente a essa realidade, as entidades vão cobrar que o governo do estado ofereça uma efetiva reposição salarial, que recomponha o poder de compra dos servidores públicos estaduais que atendem diretamente a população.

No nível nacional, foi destacada a importância da unidade dos trabalhadores das três esferas do serviço público, para o resgate do papel do Estado e da implementação de políticas públicas para a superação da crise. Dentro dessa perspectiva, foi destacada a necessidade da valorização dos servidores públicos, estabelecendo uma agenda positiva de recuperação de direitos que foram retirados nos últimos anos e que sucatearam os serviços públicos prestados à população. Entre as ações necessárias, foi destacado o arquivamento da PEC 32 (Reforma Administrativa), a revogação da EC 95 (PEC da Morte), a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estipula o direito a negociação coletiva, a revogação das reformas da Previdência e Trabalhista, fim das privatizações do patrimônio público e a recuperação do poder de compra dos salários do setor público e privado.

No que diz respeito ao momento político nacional, foi consenso, entre as entidades, a defesa veemente do Estado Democrático de Direito e o repúdio a qualquer tentativa de ataque às instituições democráticas do nosso país, como as ocorridas no dia 8 de janeiro em Brasília.

UGEIRM prepara mobilização para dia da posse dos deputados estaduais

O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, que representou a UGEIRM na reunião junto com o vice-presidente Fabio Castro, destaca a necessidade da unidade dos servidores públicos estaduais para a realização de uma grande campanha salarial. “No fim do ano passado, os parlamentares aprovaram reajustes salariais para todo o alto escalão do Executivo, do Legislativo e da Defensoria Pública. No caso do Governador e Vice-governador, o reajuste chegou a 40%. Portanto, não existe mais justificativa para que o governo do estado continue negando uma reposição salarial real para os servidores públicos estaduais. É fundamental construirmos a unidade das entidades que representam os servidores públicos estaduais. Esta reunião foi um primeiro passo nesse sentido. Vamos prosseguir nessa articulação com as entidades”.

O Vice Presidente da UGEIRM e Presidente da FEIPOL-Sul, Fabio Castro, reforça a necessidade da mobilização da categoria: “no dia 31 de janeiro, teremos a posse dos novos deputados estaduais. É fundamental que estejamos presentes na Praça da Matriz, para exigir que a nossa pauta seja discutida logo no início do ano legislativo e que os parlamentares se posicionem em relação às nossas perdas salariais. A UGEIRM estará lá para cobrar dos deputados a reposição salarial, a discussão do IPE saúde, a publicação das Promoções e toda a pauta dos Policiais Civis”.