UGEIRM reúne com novo secretário de Segurança do estado

audiencia_secretario_siteDiretores da Ugeirm e representantes dos 650 concursados foram recebidos pelo novo Secretário de Segurança do RS, Wantuir Jacini, na manhã desta terça-feira, dia 27 de janeiro.

Nesta primeira audiência, o presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, apresentou o sindicato e entregou um ofício com as demandas da categoria. Entre elas, reivindicou o chamamento dos 650 policiais concursados, para iniciarem no curso de formação de inspetor e escrivão, na Academia de Polícia. Ortiz fez um resgate histórico da importância da renovação no quadro da Polícia Civil, visto a grande defasagem sofrida com as aposentadorias.

Também destacou a expectativa dos agentes para que seja mantida a regularidade das promoções, conforme previsto em legislação, em 21 de abril e 03 de dezembro, e a manutenção do pagamento em dia das horas extras, sem redução.

audiencia_secretario_site_intO secretário afirmou que é sensível à demanda e reconhece a necessidade de recompor o efetivo, mas a convocação demanda um impacto financeiro e as contas do Estado ainda estão sendo analisadas. Segundo ele, estão ocorrendo várias reuniões com a área econômica do governo e amanhã deve ocorrer uma com a cúpula da Secretaria da Fazenda, quando serão apresentada mais concretamente a situação das finanças do estado. “Eu tenho planos A e B e estou realizando todo um planejamento para a Segurança Pública”, destacou.

Sobre o impacto financeiro apresentado pelo secretário de R$ 30 milhões para a convocação dos concursados, Ortiz argumentou que quase metade já são servidores públicos e não necessitam da bolsa, assim como, se forem chamados em uma única turma diminuiria bastante o valor. A UGEIRM também alertou que o não chamamento teria um custo político muito alto, pois existe um sério risco da Polícia Civil entrar em colapso. Convocar os concursados é um investimento e não uma despesa.

audiencia_secretario_site_int1Também salientou que as portas da secretaria estarão abertas para os sindicatos. “Fiquei muito impressionado com o trabalho da polícia civil tanto por sua operacionalidade como pela resolutividade dos crimes. Isso se deve tanto pelos policiais de cabelos brancos como por essa juventude que está ingressando na polícia. Vamos continuar a dialogar”, afirmou o secretário.

 

Confira o Ofício da UGEIRM:

Senhor Secretário de Segurança Pública

Wantuir Jacini

SSP/RS – Secretaria da Segurança Pública

Senhor Secretário,

Na oportunidade em que parabenizamos pela posse no cargo de Secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, a UGEIRM Sindicato, que representa os agentes de polícia, a qual possui em seu quadro mais de 5 mil policiais sindicalizados, solicita:

CONCURSADOS:

O chamamento dos 650 policiais, para iniciarem no curso de formação de inspetor e escrivão, na Academia de polícia, se faz urgente, visto a defasagem histórica da polícia civil;

PROMOÇÕES:

Que seja mantida a regularidade das promoções, conforme previsto em legislação, em 21 de abril e 03 de dezembro;

HORAS EXTRAS:

Manutenção do pagamento em dia das horas extras, sem redução, haja visto que o trabalho desenvolvido pela polícia civil é precipuamente de Investigação, Levantamento de Local de Crime e também Operações Policiais, entre outros o que nem sempre ocorre no horário normal de trabalho.

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E SALARIAL

Implementação de Cursos e Treinamento dos Agentes Policiais para que haja aprimoramento profissional, bem como adoção de política salarial que valorize o Agente de Polícia, onde haja verticalidade salarial, diminuindo a diferença existente entre Agentes e Delegados.

DECRETO 52.230 DE 02jan15:

A exclusão da Polícia Civil, do decreto 52.230 de 02/01/2015, eis que atividade de Segurança Pública é de interesse público e conforme preceitua o art. 3º do referido decreto e também anunciado pelo Governador do Estado, este não atingiria Segurança, Saúde e Educação.

LEGISLAÇÃO:

Gostaríamos de acompanhar qualquer proposta de mudança na estrutura, alteração no cronograma ou na legislação da polícia civil, visto que representamos todos os agentes da polícia do estado que são a grande maioria da instituição.