8 de Março: Dia de Luta pelos Direitos das Mulheres

mulher_policial

No Dia 8 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Diferente do que a mídia e o comércio tentam nos fazer engolir, o dia 8 de Março não é o momento de apenas dar flores e presentes para as mulheres. O Dia Internacional das Mulheres nasceu da necessidade do sexo feminino lutar por seus direitos. É um dia para lembrar a desigualdade existente na nossa sociedade e cobrar direitos e oportunidades iguais.

Parabéns especial às mulheres policiais

A Ugeirm/Sindicato parabeniza em especial as Policiais Civis que, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no governo Sartori/PMDB, exercem, com bravura e coragem, uma profissão de suma importância para a vida de todos os cidadãos. Mulheres que, apesar da falta de estrutura e do desmonte da segurança pública, continuam atuando no combate à violência e na defesa de uma sociedade justa e igualitária.

“Segurança Pública também é assunto de mulher”, afirma Neiva Carla, policial civil, diretora de Assuntos de Gênero do sindicato. Exemplo disso é o aumento expressivo de mulheres ingressando na carreira policial.  E não é de hoje que as mulheres vem fazendo história na Polícia Civil. A luta da mulher policial tem uma brilhante trajetória de reconhecimento e respeito como profissional da segurança, com expressivas conquistas nos últimos anos.

Mas, apesar das vitórias, nossa luta é diária para garantir a igualdade de direitos. Na atual explosão da violência registrada no nosso estado, as mulheres têm sido um dos setores sociais mais atingidos. A taxa de feminicídio aumentou consideravelmente, expondo a violência contra as mulheres na nossa sociedade. Uma mostra do descaso com as políticas públicas para garantir os direitos das mulheres, é o fato de que uma das primeiras medidas do governo Sartori/PMDB ao assumir, foi extinguir a Secretaria dos Direitos das Mulheres.

A História do 8 de Março

A origem do Dia da Mulher tem mais de 100 anos. A data foi decidida em agosto de 1910, na Conferência das Mulheres da Internacional Socialista, na Dinamarca.

Nos EUA, desde 1908, em Chicago tinha começado a comemoração de um dia especial: o DIA DA MULHER. A partir de 1911, esta decisão das mulheres de vários Partidos Socialistas da Europa e EUA começou a ser comemorada em vários países do mundo, em dias diferentes.

A partir de 1918, a data se fi xou em 8 de março. As mulheres tinham tomado consciência de sua opressão e discriminação de séculos e milênios. Mulheres, durante séculos e séculos, apedrejadas, queimadas como hereges ou bruxas, violentadas pelos seus senhores e humilhadas pelos seus maridos. Mulheres tratadas como seres inferiores. Basta pensar que na França, na Itália e no Japão, a mulher só conseguiu conquistar o direito de voto em 1945.

Saiba mais sobre as origens do Dia Internacional da mulher no link abaixo

A História do 8 de Março