Em noite de frio intenso, quase 500 pessoas em situação de rua dormem em abrigos oferecidos pela prefeitura de Porto Alegre

Somente no Gigantinho, foram 102 pessoas abrigadas. Capital registrou mínima de 4,5°C nesta quarta-feira.

LISIELLE ZANCHETTI | GaúchaZH

Em uma noite de frio intenso, com mínima de 4,5°C e sensação de -1,1°C durante a madrugada, 489 pessoas em situação de rua procuraram por abrigos em Porto Alegre. Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 195 delas passaram a noite em albergues, 187 em pousadas e cinco procuraram a Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga para acolhimento.

Além destes locais, o Gigantinho também esteve com os portões abertos e recebeu 102 pessoas em situação de rua. No ginásio, o grupo tomou banho, recebeu peças de roupas, assim como janta e café da manhã.

A Capital conta atualmente com quatro albergues, que possuem 256 vagas no total. Além desses locais, há 12 pousadas, que podem receber até 250 pessoas. Durante a noite de terça-feira (27), ainda restaram vagas disponíveis tanto nas pousadas como albergues.

A presidente da Fasc, Cátia Lara Martins, explica que há equipes realizando a busca pelos moradores de rua e encaminhando-os para os locais, conforme os perfis de cada um.

— As equipes buscam e conversam com cada morador para encaminhar, por exemplo, quem tem mais autonomia para pousadas. Quem precisa de uma atenção maior é encaminhado para os albergues. O Gigantinho agora é a porta de entrada para isso. Esses sujeitos não nasceram na rua, precisamos ajudá-los a passar e superar essa situação — diz.

Além dos albergues, pousadas e do Gigantinho, as paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre também servirão de abrigo durante os dias de frio intenso. Doações de colchões e cobertores podem ser entregues no Mensageiros da Caridade, que tem sede na Avenida Ipiranga, ao lado da Zero Hora. Na noite passada, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga disponibilizou 30 vagas para acolhimento. 

Serviço:

Para informar e solicitar buscas, a população pode contatar o telefone 156, opção 7.

Rede de albergues

  • Albergue Dias da Cruz: modalidade albergue 12h – Av. Azenha, 366 – Azenha
  • Abrigo Renascer: Praça Navegantes, 41 (fundos da Igreja Navegantes)
  • Albergue Acolher 1 – Rua Dr. João Simplício, 38 – Vila Jardim
  • Albergue Acolher 2 – Rua 7 de Abril, 315 – Floresta

Pousadas: 

Espaços localizados nos bairros Floresta, Santana, São João e Centro. Dez possuem lugar para animais de estimação. O acesso é realizado a partir de avaliação técnica das equipes da Fasc.

Centros POP:

Os centros têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.

  • Centro POP 1 – Santana (Av. João Pessoa, 2384, Farroupilha)
  • Centro POP 2 – Floresta (Rua Gaspar Martins, 114 / 120, Floresta)
  • Centro POP 3 – Navegantes (Av. França, 496, Navegantes)
  • SCFV – Adultos Pop Rua – Ilê Mulher (Rua Santo Antônio, 64, Floresta)

Refeições Gratuitas – Restaurantes Populares

  • Centro: Rua Garibaldi, 461 (de segunda-feira a domingo)
  • Vila Cruzeiro: Rua Dona Otília, 210 (de segunda a sexta-feira)
  • Lomba do Pinheiro: Rua Cacimbinhas, 159 (de segunda a sexta-feira)
  • Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (de segunda a sexta-feira)