Outras Notícias

Dia do Servidor Público é o momento para reafirmar a importância do nosso trabalho

No dia 28 de outubro, é comemorado o Dia do Servidor Público em todo o país. Dia de saudar esses (as) trabalhadores (as) que dedicam sua vida a servir à população. Muitas vezes, esses (as) servidores (as) arriscam suas vidas para garantir que a sociedade tenha suas necessidades atendidas. Como é o caso dos (as) trabalhadores (as) da segurança pública, que colocam diariamente suas vidas em risco para garantir a segurança da população. Ou como no caso dos (as) servidores (as) da Saúde que, mesmo com todos as dificuldades, atuaram durante a pandemia, colocando sua própria saúde em risco. Ou, ainda, como os (as) professores (as) e servidores (as) da educação, que vão até os locais mais distantes, para levar a esperança de um futuro melhor às crianças de todo o país.

Infelizmente, a grande maioria dos governos não concedem a esses (as) trabalhadores (as) o reconhecimento que merecem, desferindo os mais variados ataques a direitos básicos dos servidores públicos. No caso dos (as) policiais civis, os últimos anos foram particularmente difíceis. Direitos conquistados com muita luta foram retirados. O fim da aposentadoria da mulher policial, o fim da paridade e da integralidade na aposentadoria, o ataque às pensões dos policiais, o ataque aos salários, o aumento dos descontos para a previdência, são apenas alguns pontos dos vários pacotes de maldades aprovados pelos governos, tanto em nível estadual quanto em nível federal.

Votação da PEC32 pode ser o próximo ataque aos servidores públicos

Uma das grandes vitórias dos servidores públicos, nos últimos anos, foi a derrota da PEC 32, conhecida como Reforma Administrativa. Essa proposta colocava em risco uma das principais garantias do serviço público, que é estabilidade dos servidores públicos em todos os níveis. Além disso, a PEC 32, se aprovada, poderá reduzir salários, abrir brechas para a corrupção, entre outras perdas para a classe trabalhadora. Como se não bastasse, a PEC mantém privilégios da casta do funcionalismo público, como juízes, parlamentares, membros do ministério público e das carreiras militares, que não estarão sujeitos às novas regras.

Logo após o primeiro turno da eleição, o Presidente do Congresso Nacional, deputado Arthur Lira, voltou a falar sobre votar a PEC 32 em plenário. Reeleito deputado e bem próximo de Jair Bolsonaro (PL), Lira com sua ameaça traz de volta o risco de colocar fim nos serviços e servidores públicos no Brasil.

O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, parabeniza os servidores e chama a categoria para a luta: “o dia 28 de outubro é uma data, principalmente, de comemoração e de agradecimento a esses trabalhadores que dedicam sua vida a servir à população. Porém, também é um dia para refirmarmos a nossa luta em defesa do serviço público e dos nossos direitos. A UGEIRM parabeniza, particularmente, nossos bravos policiais, que dedicam sua vida, mesmo com todas as dificuldades, a fazer valer, todos os dias, o nosso lema de ‘servir e proteger’ a sociedade do nosso estado”.

Feriado do Dia do Servidor Público é transferido para o dia 14 de novembro

Em resolução aprovada pela Mesa da Assembleia Legislativa, o feriado do Dia do Servidor Público desse ano, que seria gozado no dia 28 de outubro, foi transferido para o dia 14 de novembro. Essa data cai em uma segunda-feira, véspera do feriado de 15 de novembro, Dia da Proclamação da República.