I Seminário Racismo Institucional – Desafios e Perspectivas marca o Mês da Consciência Negra
Para marcar o Mês da Consciência Negra desse ano, a UGEIRM vai promover, no dia 30 de novembro, o I Seminário Racismo Institucional – Desafios e Perspectivas. O evento acontecerá no Auditório do SINTRAJUFE (Rua Marcilio Dias, 660 – Porto Alegre), das 9 às 18 horas. A ideia do Seminário, é debater com a categoria o racismo dentro da Polícia Civil e como ele atua no cotidiano da categoria.
O conceito de racismo institucional é utilizado para demarcar a prática da discriminação racial dentro das organizações, sejam elas da iniciativa privada ou pública. No nosso caso, a ideia é discutirmos como o racismo acontece dentro das instituições da Segurança Pública, particularmente na Polícia Civil, e a organização da categoria para combate-lo no nosso cotidiano.
Durante o Seminário, além das mesas de debates, acontecerão oficinas com foco na cultura afro e uma homenagem aos (às) parlamentares negros (as) eleitos (as) para a Assembleia Legislativa do nosso estado e para a Câmara dos Deputados em Brasília.
Seminário é primeira atividade da Diretoria de Assuntos Étnicos-raciais da UGEIRM
A Diretoria de Assuntos Étnicos-raciais da UGEIRM, foi criada no fim do ano passado, com o objetivo de trazer ao cotidiano da categoria e do sindicato, as discussões referentes à discriminação racial na nossa instituição e na sociedade como um todo. Como forma de dar um primeiro passo nessa discussão, a nova diretoria, que é ocupada pela Comissária Ana Janete Lopes da Silva e pelo diretor Orlando Brito de Campos Junior, reuniu um coletivo que está organizando o Seminário.
Para a Diretora Ana Janete, “esse primeiro passo é fundamental para que tenhamos condições de elaborar políticas para a nossa categoria. Vamos reunir o máximo possível de colegas, que possam trazer suas experiências direto dos seus locais de trabalho e, a partir dessas experiências, traçar políticas que possam aumentar a nossa representatividade na Polícia Civil e na própria UGEIRM”. Ana Janete prossegue, lembrando que “apesar dos avanços, o racismo estrutural, que permeia toda a sociedade brasileira, ainda atinge a Polícia Civil e faz parte do cotidiano policial. Casos de racismo na Polícia Civil ainda são relatados e o racismo institucional é uma realidade”. Ana Janete encerra, apontando que “esse seminário tem que ser um marco para os (as) Policiais Civis negros (as) do nosso estado. A partir das nossas discussões poderemos apontar os caminhos a seguir para que possamos combater, de forma concreta, o racismo dentro da nossa instituição e construir políticas que aumentem a nossa representação dentro dos espaços de poder da Instituição”.
Veja, abaixo, a programação completa do Seminário
9h – Abertura do Evento
Isaac Ortiz (Presidente Ugeirm Sindicato); Ana Janete Lopes da Silva (Diretora de Assuntos Étnicos Raciais da Ugeirm); Sandra Marques (Integrante da Comissão Organizadora do Seminário)
9h20 – Homenagem à Bancada Negra Eleita – Deputadas e Deputado Bruna Rodrigues, Daiana Santos, Laura Sito e Matheus Gomes
10h30 – Pausa para café e água
10h45 – Relações Étnico Raciais na Segurança Pública – Polícia Civil
Abayomi Mandela Silva Felix (Escrivão de Polícia, Especialista em História da África e dos Afrodescendentes); Fernando Antônio Sodré de Oliveira (Del. de Polícia Civil no RS, Prof. de Formação Humanística e Direito Antidiscriminatório); Luiz Felipe de Oliveira Teixeira (Comissário de Polícia, Coord. Est. do Movimento Negro Unificado)
11h30 – Oficina de Turbante – Identidade Africana: A história e o significado do uso do turbante
Desirée Gomes (Educadora Social, facilitadora e idealizadora do grupo: O papel do Educador Negro na Política da Assistência Social)
12h – Oficina de Cultura Afro – com Degustação
Ana Janete Lopes da Silva (Dir. de Assuntos Étnicos Raciais da Ugeirm Sindicato, Comissária de Polícia)
13h30 – Negra Abordagem
Martim Cabeleira de Moraes Jr. (Oficial da Reserva da Brigada Militar, Especialista em Segurança Cidadã); Mauricio Ricardo Vieira Flores (Ten. Cel. da BM, Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública)
14h15 – Negras e Negros na Educação
Dilmar Luiz Lopes (Prof. Adjunto da Faculdade de Educação da UFRGS); Giselle Maria Santos de Araújo ( Mestre em Ciência da Literatura)
15h – Ativismo Negro no RS
João Carlos Almeida dos Santos (Func. Téc. Fazendário, Pós-graduado em Adm. Pública); Carlos Jose Penna Rey (Produtor cultural, Pós-graduado em Educação Inclusiva); Filipe Costa Leiria (Auditor do tribunal de Contas do RS, Doutor em Políticas Públicas)
15h45 – Pausa para o café e água
16h – Mulheres Negras na Segurança Pública
Biane da Silva Rodrigues (Major do Corpo de Bombeiros, Pós-Graduanda em Direitos Humanos); Graziela Souza e Silva (Escrivã de Polícia, Graduada em História, Pós-graduanda em Gestão da Investigação Criminal).
16h30 – Considerações Finais e Encaminhamentos
17h – Interação Social e Coquetel de Encerramento
Música e Dança, Religiosidade e Artesanato Afro