Cultura

Agenda Cultural BdF RS tem cinema gratuito, apresentações e oficinas de teatro popular

Redação | Brasil de Fato | Porto Alegre

Semana agitada para quem gosta de teatro, museus e cinema! Além da programação que separamos, as apresentações do Porto Verão Alegre são muitas e ocorrem em vários locais da cidade, até o dia 12 de fevereiro. Confira aqui os espetáculos.

Além disso, o Porto Alegre em Cena divulgou quem são os grupos gaúchos que foram selecionados para a segunda etapa de sua 29ª edição, que vai acontecer entre os dias 16 e 26 de março, em diversos espaços da cidade.

Quer aparecer aqui na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para redacaors@brasildefato.com.br. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


Oficinas gratuitas de Teatro Popular na Terreira da Tribo

Estão abertas as inscrições para as oficinas teatrais da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo. Abertas e gratuitas para todos os interessados, as oficinas ocorrem todas em Porto Alegre.

No espaço da Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont 1186, bairro São Geraldo), sede do grupo teatral Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, serão realizadas as Oficinas de Teatro de Rua e Jogos Lúdicos para Crianças.

Nos espaços Grêmio Esportivo Ferrinho/Ponto de Cultura (Rua Dona Teodora 1250 – Bairro Humaitá), na Associação Renascer da Esperança (Rua Macedônia,199 – bairro Restinga) e no Centro de Educação Ambiental/Reciclagem (Rua Joaquim Pôrto Vilanova, 143 – Bairro Bom Jesus) serão realizadas as oficinas de iniciação teatral e formação de grupos culturais.

As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (51) 30281358 ou pelo e-mail terreira.oinois@gmail.com.

O Projeto Arte Pública – Criação e Formação é uma realização da Funarte e do Ministério da Cultura, através de emenda parlamentar da Deputada Federal Fernanda Melchionna (PSOL).


Margs promove visitas mediadas em Libras

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) iniciou uma série de visitas mediadas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O projeto apresenta a exposição “Acervo em movimento”, que inclui obras adquiridas pelo museu nos últimos quatro anos, em um formato focado na acessibilidade e na inclusão de pessoas surdas.

A mediadora das visitas em Libras, Vânia Rosa da Silva, é pedagoga e trabalha como intérprete há 30 anos. Durante os encontros promovidas pelo projeto, ela não atua como tradutora de um mediador do museu, como costuma ocorrer em outras situações. O diferencial é a mediação feita diretamente em Libras, sem intermediários. Para tanto, Vânia passou por uma capacitação e uma imersão sobre a história do museu, as obras e os artistas apresentados na exposição.

A mediação em Libras ocorrerá até junho. Os encontros são gratuitos e ocorrem uma vez por mês, sempre nas quintas-feiras às 14h, nas seguintes datas:

  •     23 de fevereiro
  •     23 de março
  •     20 de abril
  •     18 de maio
  •     1º de junho

As vagas são limitadas a 20 pessoas por mediação. As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário. O Margs fica na Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre.


Bar do Nito apresenta peça “A Válvula”

O Bar do Nito (Av. Coronel Lucas de Oliveira, 105, bairro Bela Vista, em Porto Alegre) recebe o espetáculo “A Válvula”, dentro da programação do Porto Verão Alegre 2023. As apresentações acontecem entre os dias 7 e 12 de fevereiro, sempre às 20h.

Os ingressos estão à venda no site do Festival. O espetáculo tem duração de 60 minutos e classificação etária de 14 anos. Informações sobre o Bar e reservas através do Whatsapp (51) 997174066.

Dirigida pelo jovem Rodrigo Waschburger, “A Válvula” satiriza o estereótipo de um político acima de qualquer suspeita. Em formato de semi-arena, Rafaela Fischer, Lucas Soares e João Pedro Corrêa colocam em uma espécie de picadeiro personagens farsescos que desvendam a hipocrisia de uma sociedade pretensamente conservadora.


Programação do Cine Bancários

No retorno de sua programação, o cinema do Sindicato dos Bancários apresenta dois filmes: “Andança – Os Encontros e Memórias de Beth Carvalho” e “Regra 34”. Os filmes ficam em cartaz até quarta-feira (8).

O Cine Bancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405 e no site. Não há sessões nas segundas-feiras.


“Dia de Natureza e Música” apresenta Zelito em Maquiné

O Centro de Vivências Vale do Ligeiro (Linha Rio Ligeiro, 2501) apresenta a nova edição do “Dia de Natureza e Música” no sábado (4), em Maquiné, litoral norte do RS, a partir das 9h.

A atração é o multi-instrumentista Zelito Ramos, que vai apresentar o concerto Canciones de Río, acompanhado por sua guitarra e violão. O evento recebe o público para passar o dia no local com trilhas e banho de rio durante o dia e fogueira à noite.

O show musical começa a partir das 17h. Ingressos antecipados com desconto podem ser adquiridos via direct do Instagram ou Whatsapp (51) 992826231.


Museu Julio de Castilhos celebra 120 anos com nova exposição

O Museu Julio de Castilhos (MJC) completou 120 anos. Para celebrar o aniversário, foi inaugurada a exposição “Aos 120 – nossa história”, quando o museu abrirá seu acesso principal pela casa que pertenceu a Julio de Castilhos e família, com a entrega do hall de entrada totalmente restaurado. Criado em 1903, o MJC, instituição vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), é o museu mais antigo do Rio Grande do Sul.

As exposições serão reformuladas e mais peças poderão ser apreciadas pelo público, incluindo acervos que fazem parte da memória afetiva, como as Botas de Ângelo Guerreiro; a escultura equestre de Duque de Caxias, de autoria de Antônio Caringi; as telas Prisão de Tiradentes (Parreiras) e Carga de Cavalaria (Litran); além de inúmeros artefatos que remontam aos antigos hábitos dos gaúchos.

Museu fica na Rua Duque de Caxias, 1205, Centro Histórico de Porto Alegre. As visitações são gratuitas e acontecem de terça a sábado, das 10h às 17h. Agendamento de grupos de visitas podem ser feitas através do e-mail museujulioeduca@gmail.com. Mais informações pelo telefone (51) 32213959 no horário de funcionamento do Museu.


Destaques na programação do Capitólio

Na Cinemateca Capitólio, destaque para a exibição conjunta de um curta e um média metragem, ambos nacionais: “Madrugada”, de Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza, e “5 Casas”, de Bruno Gularte Barreto. As sessões acontecem nesse sábado (4) e na terça-feira (7). O valor do ingresso é R$ 16,00.

Madrugada: O curta de 19 minutos mostra trabalhadores que arriscam suas vidas invadindo trens em movimento para recolher restos de grãos e revendê-los. “Noites de trabalho sem fim, em que corpos desaparecem, engolidos pela paisagem industrial do porto de Rio Grande e pela crise econômica brasileira”.

5 Casas: “Em uma cidadezinha no interior do Rio Grande do Sul há cinco casas e cinco histórias que se confundem em uma mesma. Uma velha professora lutando para manter sua casa de pé, um jovem que sofre agressões por se recusar a esconder sua natureza, uma freira sendo transferida da escola que regeu com punho de ferro por décadas, um velho capataz em uma fazenda mal assombrada e um menino cujos pais morreram 20 anos atrás e que é hoje o diretor que volta para buscar as memórias de sua infância perdida e dar voz a essas pessoas”.

O Capitólio localiza-se na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre. Fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h. Aqui a programação completa do Capitólio.


Destaques da Cinemateca Paulo Amorim

Na programação de 2 a 8 de fevereiro na Cinemateca Paulo Amorim, dois destaques. Na Sala Norberto Lubisco, na sessão das 17h, será exibido “Garoto dos Céus”, coprodução entre Suécia/França/ Finlândia/Dinamarca. Dirigido por Tarik Saleh, o filme de 2022 tem classificação de 14 anos.

Sinopse: Adam é filho de um pescador de uma pequena província que consegue uma bolsa de estudos para a conceituada Universidade Al-Azhar, no Cairo. A morte do Grande Imã, principal líder religioso do lugar, transforma completamente a vida do estudante. Adam só pensava em ajudar sua família, mas acaba envolvido em uma teia de intrigas entre os religiosos egípcios e a elite política. O filme foi o indicado pela Suécia ao Oscar internacional.

Já na Sala Eduardo Hirtz, às 19h30min, será exibido “Holy Spider”. O drama policial tem classificação de 16 anos.

Sinopse: Uma jornalista investiga o submundo da cidade sagrada iraniana Mashad, em busca de um serial killer de prostitutas. Conhecido como Spider Killer, o assassino é um fanático religioso que acredita estar em uma missão espiritual de limpar as ruas da corrupção e imoralidade. Baseado em uma sequência de crimes que aterrorizou o Irã no início dos anos 2000 e que resultou na morte de 16 mulheres, o longa-metragem conquistou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes 2022 para Zar Amir Ebrahimi. Também foi o indicado pela Dinamarca na disputa pelo Oscar de filme internacional.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas neste link. Não há sessões nas segundas-feiras.


Cine Farol segue com mostra Animações da Sony e promove Semana da Acessibilidade

O Cine Farol divulga a sequência da mostra Animações da Sony, em cartaz desde o início de janeiro, apresentando dez filmes ao longo dos próximos dias. Além dessa mostra, o cinema do Santander Cultural se prepara para receber a Semana da Acessibilidade, que transmitirá dois títulos brasileiros com libras, legendagem descritiva e audiodescrição.

A programação de Animações da Sony é gratuita e traz duas sessões diárias ao Cine Farol, sempre às 15h e às 17h30, ficando em cartaz até dia 17 de fevereiro, enquanto a Semana da Acessibilidade acontece de 23 de fevereiro (quinta-feira) a 1º de março (quarta-feira).

Confira no site a programação completa dos filmes.


Projeto “A voz suprema do samba é a liberdade” lança nova música

O selo MundoDeTempo lança apresenta a terceira composição do projeto “A voz suprema do samba é a liberdade”, álbum de música autoral, interpretado por artistas negras e LGBTQIAP+ que emprestam suas vozes, principalmente, para dar visibilidade à causa antirracista e LGBTIfobia.

“Um sambinha pra você” é interpretado por Raquel Leão e tem participações de Yara Regina Lemos, Maria do Carmo e Rhosangela Silvério.

A música estará disponível nas plataformas digitais no dia 9 de fevereiro. As outras composições do projeto já se encontram disponíveis: “A Nossa Dor”, de Glau Barros, Negra Jaque e 50 Tons de Pretas, e “Transradioativa”, de Valéria Barcellos e Cristal.


Del Puerto promove cursos intensivos de flamenco

Del Puerto oferece cursos intensivos para vários níveis de conhecimento de flamenco. As aulas serão ministradas de 6 a 16 de fevereiro, na Casa Plauto Cruz (Av. Venâncio Aires, 67, em Porto Alegre). O show de encerramento será apresentado no Tablado Andaluz no dia 16 de fevereiro, às 21h30.

As inscrições são realizadas com o preenchimento de formulário online e os ingressos podem ser adquiridos através das redes sociais do grupo.

À frente das aulas e dos espetáculos, estão as qualificadas professoras Daniele Zill, Graziela Silveira e Juliana Prestes, artistas e maestras dessa arte, com mais de 20 anos de experiência. Além destes nomes, integram o quadro de artistas que farão parte das atividades o guitarrista flamenco Giovani Capeletti e a cantora Uyara Camargo.


Audições do Curso de Formação de Atores 2023 da Escola Casa de Teatro tem novas datas

A Escola Casa de Teatro realiza novas inscrições para o Curso Técnico/Profissionalizante de Formação de Atores. As audições acontecem novamente nos dias 7 e 8 de fevereiro, de forma presencial. As aulas acontecem de março a dezembro de 2023.

O Curso de Formação de Atores da Casa de Teatro de Porto Alegre existe desde 2011 e é um curso Técnico/Profissionalizante ministrado por professores altamente qualificados e artistas conceituados no meio teatral. Oferece Registro Profissional (DRT) aos alunos formados, sendo reconhecido pelo Sindicato de Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões (SATED-RS) com o Selo Verde da instituição. Ele instrumentaliza a formação de artistas profissionais e com qualificação técnica, preparando para os diversos campos da arte cênica.

A entrada se dá por meio de uma audição, que consiste em uma entrevista simples, a apresentação de um monólogo (são oferecidas cinco opções de monólogos pela escola) e uma pequena improvisação.

O agendamento para as audições pode ser feito através do e-mail contato@casadeteatropoa.com.br, WhatsApp (51) 999152459 ou fone (51) 40668744.

Grade curricular, monólogos e demais informações no site.