Outras Notícias

Direção da UGEIRM faz primeira reunião com novo Chefe de Polícia

A direção da UGEIRM esteve, nesta quarta-feira (09), no Palácio da Polícia, onde se reuniu com o novo Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré. A reunião, além de servir para que a direção da UGEIRM desejasse boa sorte ao Delegado Sodré no seu novo desafio à frente da Chefia de Polícia, tratou da pauta de reivindicações dos (as) Policiais Civis e alguns assuntos de interesse da categoria.

Reposição Salarial – Após dar as boas-vindas ao Delegado Sodré, a direção do sindicato apresentou os principais pontos da pauta da categoria. De início, a direção do sindicato reafirmou a necessidade de reposição salarial da categoria, que faça frente às perdas salariais registradas desde 2019. Nesse período, os (as) Policiais Civis tiveram apenas a reposição de 6% concedida no ano passado, o que representou uma grande corrosão no poder de compra da categoria.

Equiparação dos Comissários com os Capitães da BM Os representantes da UGEIRMdestacaram, também, a importância de o governo abrir, imediatamente, a discussão sobre a retomada da equiparação entre os Comissários de Polícia e os Capitães da Brigada Militar, rompida com a reformulação do Plano da Carreira da Brigada Militar. Os dirigentes da UGEIRM relataram o clima de insatisfação que essa situação tem criado na categoria.

Publicação das Promoções – Outro ponto levantado pela UGEIRM, foi o atraso na publicação das Promoções da Polícia Civil, que deveriam ter sido publicadas ainda no fim do ano passado. Apesar de entender que o processo eleitoral tenha inviabilizado as promoções, devido ao impedimento causado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a direção da UGEIRM salientou que é fundamental que a publicação dessas Promoções ocorra ainda neste semestre.

Integralidade e Paridade – A UGEIRM reiterou a necessidade que seja encaminhada a restituição da Integralidade e a Paridade a todos (as) os (as) Policiais Civis que ingressaram na Instituição até janeiro de 2020. Para o sindicato, é fundamental que o governo encaminhe essa discussão o mais rápido possível, ressaltando que o impacto financeiro da garantia da Paridade e da Integralidade a esses policiais é muito pequeno.

Convocação dos aprovados – Novamente, a direção apresentou a necessidade da convocação de todos os aprovados no último concurso da Polícia Civil. O efetivo da Instituição apresenta, atualmente, o menor nível de toda a sua história. Isso tem causado sérios problemas na categoria, com sobrecarga de trabalho que tem gerado sérios problemas de saúde entre os (as) Policiais.

Critérios para remoção na PC – A direção da UGEIRM ressaltou a urgência dessa discussão por parte do governo. Atualmente, as remoções tem acontecido sem critérios definidos de forma clara, o que tem causado várias injustiças e tem gerado um grande descontentamento na categoria. A UGEIRM solicitou, à Chefia de Polícia, o estabelecimento de critérios que levem em conta os princípios que regem a administração pública, evitando o uso de critérios pessoais.