Assembleia Legislativa homenageia servidoras da Segurança Pública do RS
O Grande Expediente da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (01), fez uma homenagem às mulheres da Segurança Pública gaúcha. A homenagem foi uma proposição da deputada estadual e ex-Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor (PSDB), marcando o início do mês das mulheres.
O tema escolhido pela Delegada Nadine para o seu primeiro Grande Expediente, foi “Mulheres na Segurança Pública” foi o escolhido pela deputada Delegada Nadine (PSDB) para seu primeiro Grande Expediente. Em seu pronunciamento na tribuna, a delegada Nadine falou das mudanças ocorridas nas instituições da Segurança Pública do nosso estado ao longo dos anos. Para marcar a homenagem e valorizar a presença e a força da mulher gaúcha na segurança, Nadine citou profissionais que, por meio de dedicação e muito esforço, desempenham papéis fundamentais na história na área, sendo “mães, esposas, filhas e verdadeiras heroínas da sociedade”.
A deputada lembrou que foi necessário o rompimento de vários paradigmas, para que chegarmos ao momento atual. “Entramos na segurança pública, inicialmente, com intuito de revisarmos mulheres suspeitas, fomos encarregadas da proteção de outras mulheres, de crianças e idosos. Nos primeiros concursos para delegadas na Polícia Civil, chegaram a perguntar em provas orais o nome dos 11 jogadores da seleção brasileira, como se isso fosse pré-requisito para exercer a profissão”, mencionou. Há até poucos anos, acrescentou, as representações assinadas pelas mulheres eram seguidas de assinaturas de um colega homem.
Ao final do seu pronunciamento, a deputada citou os nomes das homenageadas e desejou que haja mais coragem de lutar para que se acabem todas as formas de discriminação e violência contra a mulher.
Apartes e presenças
Em aparte falaram os deputados Stela Farias (PT), Professor Bonatto (PSDB), Eliana Bayer (REP), Adriana Lara (PL), Luciana Genro (PSol), Patrícia Alba (MDB), Airton Artus (PDT), Marcus Vinícius (Progressistas) , Airton Lima (Podemos) e Elizandro Sabino (PTB). Entre as autoridades, estavam a representante do Tribuna de Justiça, desembargadora Lizete Andreis Sebben, o procurador-geral de Justiça, Dr. Marcelo Lemos Dornelles, representante da Defensoria Pública, Dra. Melissa Torres Silveira, secretário adjunto de estado da Segurança Pública, Cel. Mário Ikeda, entre outros, de órgãos de segurança pública.
Escrivã Laline Almeida Larretea foi uma das homenageadas pela Asssembleia
Entre as mulheres da Segurança Pública homenageadas no Grande Expediente da Assembleia Legislativa, está a Escrivã Laline Almeida Larretea. Em abril de 2022, Laline foi baleada quando participava de uma operação policial na cidade de Rio Grande. Desde essa data, a Escrivã vem cuidando da sua recuperação, que vem ocorrendo de forma bastante satisfatória. No entanto, a Escrivã ainda está aguardando um laudo do DMEST, que possibilitaria o atendimento do seu pedido de Promoção Extraordinária.
Já se passaram 11 meses, desde o momento em que Laline foi baleada e o seu direito à Promoção Extraordinária ainda aguarda a absurda burocracia do estado. O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, lamenta a situação: “o gesto da Delegada Nadine, de homenagear a nossa colega, é muito louvável. Porém, a maior homenagem que uma policial, que foi baleada durante o cumprimento do seu dever, merece é o cumprimento da Lei e a concessão da sua Promoção Extraordinária o mais prontamente possível. É inadmissível, que uma policial aguarde 11 meses para conseguir um simples laudo do DMEST. Esperamos que essa homenagem da Assembleia sensibilize o estado para que a justiça em relação à Escrivã Laline seja feita”.
Veja, abaixo, todas as mulheres homenageadas pela Assembleia Legislativa
ALETEA VEGA KUNDE, delegada da Polícia Federal há 16 anos.
CARLA RODRIGUES, 1° Sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul.
ELIZÂNGELA ALMADA COELHO (HOMENAGEM PÓSTUMA), Escrivã da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul.
DRA. FERNANDA CASTOLDI, Corregedora-Geral do DETRAN.
FERNANDA SÁ, Policial Rodoviária Federal.
GREICE DA SILVA COSTA, Polícia Legislativa da Casa.
LALINE ALMEIDA LARRETEA, Escrivã da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul.
LISIANE COELHO NUNES, Capitã do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul.
MÁRCIA RUCHEL, tenente da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
MARGUET MITTMANN, Diretora Geral Instituto-Geral de Perícias do Estado do Rio Grande do Sul.
PÂMELA MUHLEMBERG TAVARES SAUERESSIG, Capitã do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul.
PATRÍCIA PICOLOTTO, Policial Penal da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul.
VANESSA PITREZ DE AGUIAR CORREA, Delegada de Polícia.