Governo anuncia convocação de mais 400 aprovados (as) no concurso da Polícia Civil
Em entrevista coletiva concedida nessa segunda-feira (27), o governo do estado anunciou o cronograma de convocação dos aprovados nos últimos concursos da Segurança Pública. No caso da Polícia Civil, foi anunciada a convocação de 200 Escrivães e 200 Inspetores de Polícia para o mês de julho, quando iniciarão as aulas na Academia de Polícia.
Além da convocação de 400 novos policiais civis, o governo anunciou a apresentação, na Assembleia Legislativa, de um PLC que prorroga o prazo de validade do concurso da Polícia Civil, que era uma reivindicação apresentada pela UGEIRM ao governo. O Projeto (PLC 182/23) foi protocolado na última sexta-feira (24) e altera a Lei Complementar 15.677, de 13 de agosto de 2021, que havia suspendido o prazo de validade de concursos públicos durante o estado de calamidade pública por conta da pandemia de coronavírus (Decreto 11.220, de 19 de março de 2020).
A aprovação do PLC pelos deputados estaduais possibilitará que todos os aprovados no último concurso sejam convocados. O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, destaca a importância da convocação dos aprovado e da prorrogação do prazo do último concurso. “A convocação dos aprovados e a apresentação desse PLC são muito importantes para a nossa categoria. Todos sabem do déficit de efetivo que temos enfrentado. A extensão do prazo do último concurso possibilita que o Governo convoque todos os aprovados, atenuando o nosso déficit, melhorando a qualidade do serviço que prestamos à população e as condições de trabalho dos (as) Policiais Civis. Agora, esperamos que os deputados aprovem o PLC e o mesmo seja sancionado pelo governo. Além disso, vamos continuar cobrando a convocação dos aprovados em prazos mais curtos e um cronograma permanente de reposição de pessoal na Polícia Civil”.