Ação da Polícia Civil faz a maior apreensão em moeda da história do DENARC
Os policiais da 3ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), realizaram, nesta segunda-feira (22), a maior apreensão em dinheiro da história do Departamento. Em operação realizada em São Leopoldo, no Vale do Sinos, os Policiais Civis apreenderam R$ 824 mil em dinheiro com suspeitos de tráfico na cidade.
Após 30 dias de investigação, que levaram à prisão em flagrante dos suspeitos, foi desbaratada a quadrilha que é considerada uma das principais fornecedoras de drogas na região do Vale do Sinos. Além do dinheiro, foram apreendidos 12 quilos de cocaína, 10 quilos de crack, três pistolas 9 milímetros, com numerações raspadas, balanças de precisão, máquinas de contar dinheiro e munição.
A apreensão de tanto dinheiro é muito importante no combate às facções criminosas. Um dos objetivos do DENARC, além de prender as lideranças, é descapitalizar as organizações criminosas que se dedicam ao tráfico de drogas na região.
Valorizar os profissionais da Segurança Pública é investimento e não um gasto
A apreensão recorde feita pelos policiais do DENARC, demonstra como o trabalho dos policiais civis traz grandes resultados para o próprio estado. Além do dinheiro apreendido dos criminosos, a diminuição da sensação de insegurança da população é um grande estímulo para o aquecimento da atividade econômica, trazendo como resultado o aumento da arrecadação de impostos. Nenhum governo sério pode negligenciar esse fato.
No início do mês, o governo divulgou os números da segurança pública no nosso estado. Quase todos os índices apresentaram quedas significativas. Se levarmos em conta que essas quedas tem sido recorrentes, o resultado é ainda mais impressionante. É importante ressaltar que esses resultados tem sido alcançados apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos policiais civis gaúchos. Nos últimos cinco anos, os Policiais Civis tiveram apenas 6% de reposição salarial. A publicação da Promoções, que deveria ter acontecido no ano passado, continua sem data para acontecer. O déficit de pessoal continua sendo o maior da história, com sérias repercussões na saúde dos policiais civis. Por fim, o governo anunciou um projeto de reestruturação do IPE-Saúde que aumenta significativamente a contribuição dos Policiais Civis, reduzindo os salários e trazendo insegurança na continuidade do atendimento a saúde da categoria.
O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, parabeniza os colegas do DENARC e cobra um reconhecimento do governo. “Essa operação do DENARC demonstra a importância dos policiais civis para a sociedade gaúcha. Quando retiramos das mãos dos criminosos uma quantidade de dinheiro como essa, diminuímos a capacidade dessas organizações aterrorizarem a vida da população. Está na hora do governo valorizar esses profissionais, são eles que tem conseguido diminuir todos os índices de violência, trazendo segurança à população através do trabalho exemplar que desempenham, mesmo com todas as dificuldades. Está na hora do governo seguir o exemplo da população e valorizar, na prática, esses profissionais”, conclui Ortiz.