Roda de Conversa da UGEIRM debate adoecimento mental dos (as) Policiais Civis
A direção da UGEIRM realizou, no dia 23 de agosto em Pelotas, mais uma Roda de Conversa “Vamos Falar Sobre Nós” com a categoria. O tema dessa vez foi o adoecimento dos (as) Policiais Civis, um problema que vem atingindo a categoria de forma cada vez mais contundente. O evento foi realizado em conjunto com a Delegacia de Polícia Regional de Pelotas (18ª DRPI) e a Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Os debates da Roda de Conversa, foram coordenados por Ricardo Azevedo da Silva (Psicólogo. Professor do PPG em Saúde e Comportamento da UCPEL), Luciana Quevedo (Psicóloga, professora do PPG em Saúde e Comportamento da UCPEL), Luísa Corrêa de Oliveira (Odonto-pediatra, professora do Mestrado em Saúde no Ciclo Vital da UCPEL), Anelise Assumpção Cordeiro (Comissária da Polícia Civil do RS, Bacharel em História, Direito e Psicologia).

Na abertura do evento, tivemos a participação do Delegado Regional da Polícia Civil em Pelotas, Marcio Steffens, que saudou a iniciativa da UGEIRM e ressaltou a importância dessa discussão para a nossa categoria, particularmente a participação da universidade, que possibilita um intercâmbio de ideias, enriquecendo a geração de ideias e de propostas para lidar com esse problema tão premente.
O Diretor da UGEIRM, Pablo Mesquita, destacou a importância desse debate acontecer em Pelotas. “É muito significativo que esse debate ocorra na cidade de Pelotas. Os colegas dessa região têm enfrentado esse problema, desde o ano passado. A direção da UGEIRM já esteve aqui antes, discutindo com os colegas e levantando as demandas mais urgentes dos (as) Policiais Civis e encaminhando as mesmas à Chefia de Polícia”.

A Comissária de Polícia, Anelise Assumpção Cordeiro, que também participa da pós-graduação em saúde mental da UCPEL, ressalta “a importância desse intercâmbio da Polícia Civil com a Universidade, para a criação de um projeto duradouro para enfrentar o problema da saúde mental dos trabalhadores da Segurança Pública. Essa sinergia entre os profissionais das instituições, será capaz de unir o conhecimento prático do trabalho cotidiano com a capacidade de elaboração da universidade, para que possamos elaborar propostas que sejam fundamentadas na realidade concreta dos policiais”.
O Delegado Regional de Pelotas, Marcio Steffens, se colocou à disposição e saudou o encontro: “a nossa Delegacia Regional, desde o início, apoiou e louvou a iniciativa do sindicato, no sentido de poder proporcionar aos servidores essa Roda de Conversa e um debate sobre a temática da saúde mental dos nossos servidores. O encontro foi muito importante e pode ser que tenha sido um embrião de um projeto maior. O envolvimento da universidade, com seu setor de pós-graduação em saúde mental, foi muito proveitoso. Nós, enquanto policiais, muitas vezes não temos o conhecimento técnico sobre a matéria, então a participação da UCPEL só veio engrandecer o projeto e qualificar a discussão, já que houve a participação não só de policiais civis, mas também de profissionais da área da saúde mental, da psicologia e da psiquiatria. A Delegacia Regional vai estar sempre a disposição para poder trabalhar conjuntamente nessa questão. E, no que for possível, pretendemos ajudar na ampliação desse projeto”, finaliza Marcio Steffens.

A Vice-presidente da UGEIRM, Neiva Carla, que organizou o evento, lembra que “após termos visitado os colegas de Pelotas e encaminhado as demandas emergenciais, agora estamos voltando para um debate mais profundo sobre o adoecimento mental da nossa categoria”. Neiva prossegue, afirmando que “esperamos que deste encontro nasça um projeto maior, que sirva para ser replicado em todo o estado. Como desdobramento da nossa Roda de Conversa, apontamos para realização de uma pesquisa, em conjunto com a pós-graduação em saúde mental da UCPEL, para traçar um quadro mais aprofundado sobre os problemas enfrentados pela regional na saúde mental dos (as) Policiais Civis. A ideia é que essa pesquisa embase um projeto a ser apresentado à Regional da PC/RS”.