Entidades apresentam pedido de negociação conjunta em reunião com Secretário de Segurança
A direção da UGEIRM participou, na tarde da última sexta-feira (17), de uma reunião das entidades da Polícia Civil com o secretário de segurança Pública, Sandro Caron. O principal objetivo da reunião, foi apresentar ao secretário um documento reafirmando a exigência das entidades de estabelecer uma negociação conjunta, com a participação das três entidades: UGEIRM, SINPOL-RS e ACP-RS. Aproveitando a oportunidade, as entidades também debateram os principais pontos da pauta da categoria: reposição salarial, publicação das promoções atrasadas e resgate da simetria com os Capitães da BM.
O Secretário Sandro Caron recebeu o documento e se comprometeu a respeitar o posicionamento das entidades. Quanto aos pontos da pauta, o Secretário basicamente reafirmou o posicionamento já apresentado anteriormente:
Reajuste salarial – O mesmo será debatido em um processo de negociação das entidades com o Governo. As entidades esperam que esse processo tenha um desfecho até o final de dezembro. Esse processo de negociação terá início na próxima sexta-feira (24), quando será realizada uma reunião das entidades com a Secretária de Planejamento e Gestão, Daniela Calazans, o Secretário Sandro Caron e o Chefe de Polícia Delegado Fernando Sodré. As entidades reafirmaram ao Secretário, a necessidade de que a discussão extrapole o debate de índices e se estenda para a elaboração de uma política salarial permanente para os Policiais Civis, que reponha as perdas passadas e preveja mecanismos de recomposição das perdas futuras.
Promoções – O Secretário reafirmou que o governo publicará as mesmas ainda neste ano, porém ainda não existe definição sobre a quantidade de vagas que serão preenchidas. As entidades salientaram que é necessária a contemplação de todas as vagas disponíveis, pois os policiais já acumulam perdas pelo atraso da publicação e não seria justo impor perdas ainda maiores com uma publicação parcial. As entidades também lembraram da necessidade de que sejam publicadas mais quatro vagas de Comissário de Investigação Policial, para que, dessa forma, seja encerrado o processo de promoção de todos os Investigadores de Polícia.
Resgate da Simetria – o Governo ainda está discutindo a possibilidade de atendimento da demanda e se comprometeu em apresentar um posicionamento assim que possível.
Foto: Miguel Noronha/SINPOL-RS