21ª edição do Porto Verão Alegre terá mais de 400 eventos

A partir do conceito “Tudo em Movimento”, a 21ª edição do Porto Verão Alegre, festival multicultural privado que definitivamente mudou o verão gaúcho desde sua idealização há duas décadas, promete ser o maior já realizado nas últimas duas décadas, segundo os idealizadores, Rogério Beretta e Zé Victor Castiel.

Os espetáculos do Porto Verão Alegre 2020 acontecerão de 08 de janeiro a 16 de fevereiro. Dia 07 de janeiro haverá um evento de abertura voltado aos grupos participantes e parceiros. Nesta edição, dos 146 espetáculos em cartaz, três escolheram o festival para estrear: Alta Terapia (comédia), Não me faz te pegar novo (comédia) e Seres imaginários (musical). Eles entram na lista dos 82 espetáculos que nunca se apresentam no festival, e somam-se aos 64 que já se apresentaram em alguma edição.

Além de muitas atrações de comédia e drama, parte da programação está organizada em Mostras:

A Mostra Infantil reúne 12 espetáculos, apresentados sábados e domingos, às 17h, no Teatro do SESC. Além deles, há outros dois infantis: TÓIN- dança para bebês e Criaturas da Literatura.

Durante o mês de janeiro, 6 espetáculos, que estrearam no Instituto Ling em 2019, serão apresentados novamente no espaço e farão parte da Mostra Ponto de Teatro.

Há uma Mostra de Dança com a apresentação de 6 espetáculos na Casa de Espetáculos (Bundaflor, Bundamor; Do Lugar Onde Habito; Flamenco Imaginário para todos; Projeto Lilith: Pixações em Corpos Histéricos; TÓIN – dança para bebês; Translúcido). Além deles, outros 3 deste gênero estão em outros espaços: Habite-me, Não te ponga Flamenca e Sambaracotu.

E durante o mês de fevereiro, o Teatro Renascença abrigará a Mostra “Palco Tchekhov”, quando serão apresentados cinco espetáculos baseados em textos do escritor.

Haverá um evento voltado à poesia. Em duas datas, o espetáculo “Apenas por nós choramos” será apresentado no Instituto Ling dentro do Evento “Verão Poético – A Poesia de Anna Mariano”. Será a apresentação de poemas que transitam entre o eu lírico e o cotidiano, em profundas e versáteis construções de imagens. Serão três atores em cena dizendo os versos de Anna Mariano, seguindo um fio que constrói a dramaturgia potente que extasia o expectador.

E no dia 05 de fevereiro, após a sessão de Frida Kahlo- A Revolução!, haverá um debate conduzido em parceria com a Sigmund Freud- Associação Psicanalítica, na realização do evento CenaSig.

Confira a programação completa no site: https://portoveraoalegre.com.br/

Espaços

Os 146 espetáculos totalizarão em torno de 400 eventos espalhados em 19 espaços culturais na capital gaúcha e 1 em Canoas. São eles: Sala Álvaro Moreyra, Teatro da AMRIGS, Teatro de Arena, Bar do Nito, Bar Opinião, Teatro do Bourbon, Teatro Bruno Kiefer, Teatro Carlos Carvalho, Casa de Espetáculo, Catamarã Bela Catarina, CHC Santa Casa (Centro Histórico-Cultural Santa Casa), Teatro do CIEE, Cisne Branco, Comedy Club, Instituto Goethe, Instituto Ling, Teatro Renascença, Theatro São Pedro, SESC Porto Alegre e SESC Canoas.

A programação no Catamarã Bela Catarina acontecerá toda a segunda-feira, de 13/01 a 10/02, com duração de 1h30, saída às 18h do Atracadouro do Gasômetro, atrás da Usina do Gasômetro (Av. Presidente Goulart, 551, com mais informações pelo 3224 5222).

Será um passeio em que o Catamarã Bela Catarina percorrerá as principais ilhas do Delta do Jacuí, proporcionando a todos a paisagem única do grande arquipélago existente defronte ao Centro da Metrópole. Este fato geográfico belo e raro mostrará que a preservação do ambiente natural pode conviver com o uso ordenado de moradia que ali se realiza. Muito mais que um passeio, é uma pequena viagem de reconhecimento fraterno e valorização cultural.

Além disso, outros espaços serão ocupados pelo festival. Nos dias 20 e 21 de janeiro, serão realizadas oficinas para 65 adolescentes assistidos pelo Complexo da Fase na Vila Cruzeiro.

E no decorrer do festival, Farroupilha, Lajeado e Santa Cruz também receberão a apresentação de um espetáculo em cartaz no Porto Verão Alegre.

Acessibilidade

A doação de 1000 ingressos (primeiro lote) acontecerá para instituições de assistência social, escolas e centros comunitários. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail claudia@portoveraoalegre.com.br.

E haverá ainda sessões com áudiodescrição e tradução para Libras: nos dias 25 e 26 de janeiro, no espetáculo PQ Casamos?!, e entre os dias 6 e 9 de fevereiro, nas sessões de Frida Kahlo- A Revolução!

Ingressos

Os ingressos estão à venda pelo site www.portoveraoalegre.com.br.