Outras Notícias

UGEIRM completa 44 anos de defesa dos interesses dos(as) Policiais Civis do Rio Grande do Sul

Em 20 de março de 1980, quando um grupo de 72 agentes da Polícia Civil gaúcha decidiu, em Assembleia realizada na sede do CPERS, criar uma entidade para representar os (as) Policiais Civis do nosso estado, não imaginavam que, naquele momento, nascia uma das maiores entidades sindicais do Rio Grande do Sul.

Em pleno regime militar, aqueles (as) bravos (as) policiais ousaram criar, inicialmente, a então União Gaúcha dos Escrivães, Inspetores, Investigadores, Rádio-telegrafistas e Mecânicos Policiais, se organizando na forma de Associação. Essa organização partiu de uma demanda pela defesa jurídica dos (as) colegas, que sofriam toda sorte de perseguições (havendo, inclusive, a previsão de prisão administrativa) e tinham que custear sozinhos suas despesas. Infelizmente, 44 anos depois, a luta contra o Assédio Moral ainda continua sendo uma das principais preocupações do sindicato. Desde o início, a combatividade e a defesa intransigente da categoria sempre foi a marca da atuação da UGEIRM.

Com o crescimento da Associação e a necessidade de uma representação que tivesse um maior poder de interlocução com o governo, além de uma maior representatividade na sociedade gaúcha, os (as) Agentes da Polícia Civil decidiram pela transformação, da então Associação, em sindicato. Nascia assim, em 1993, UGEIRM/Sindicato, hoje um dos maiores sindicatos de policiais civis do país.

Esses 44 anos foram marcados por muitas lutas históricas, dirigidas pela UGEIRM, sempre tendo como principal objetivo a defesa e avanço nas condições de vida e de trabalho dos (as) Policiais Civis gaúchos. Durante todo esse tempo, vários governos passaram pelo Palácio Piratini. Governantes com políticas às vezes piores e outras melhores para os (as) Policiais Civis. Porém, em todos esses anos, um fato foi uma constante: a disposição do sindicato para a luta. Sempre tendo como principal norte a defesa dos interesses dos (as) policiais e das posições definidas democraticamente nos seus fóruns.

Hoje é dia de relembrarmos nossas lutas e conquistas, reafirmando nossos princípios que nos mantiveram coerentes nesses 44 anos de vida. Seguiremos na defesa dos policiais e na luta por um novo modelo de segurança pública. Ainda temos um longo caminho a percorrer, como a luta por um plano de carreira moderno, data base e promoções mais justas. Por isso, a importância de que esses 44 anos de luta sejam apenas o início dessa caminhada.

Vivemos tempos difíceis para os (as) policiais gaúchos (as), mas a UGEIRM confia na capacidade de luta e mobilização dos (as) Agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Com nossa organização e mobilização conseguiremos superar as dificuldades que têm sido impostas para nossa categoria, como o grande arrocho salarial sofrido nos últimos anos e a perda da Simetria dos Comissários com os Capitães da Brigada Militar. Com a mesma disposição de luta com que aqueles(as) 72 policiais criaram a UGEIRM em 1980, vamos prosseguir na nossa missão de defender os interesses dos (as) Policiais Civis e garantir uma segurança pública de qualidade para o povo gaúcho.