Outras Notícias

Convênio com a UCPel vai fazer diagnóstico dos principais fatores de adoecimento mental dos Policiais Civis

Neste Setembro Amarelo, que é o mês dedicado à prevenção do suicídio, Departamento de Pós-graduação do Curso de Psicologia da UCPel anunciou a aprovação do projeto de pesquisa que visa fazer um diagnóstico dos principais fatores de adoecimento psíquico dos policiais civis. A partir desse diagnóstico, o estudo pretende apontar possíveis caminhos para prevenção, proteção e promoção da saúde mental dos policiais civis do nosso estado.

Esse Projeto foi uma das propostas aprovadas na Roda de Conversa, promovida pela UGEIRM em parceria com o Departamento de Pós- graduação do Curso de Psicologia da UCPel, no mês de maio de 2023 na cidade de Pelotas. A Roda de Conversa com os (as) Policiais Civis da 18º Região Policial, teve o intuito de ouvir as principais demandas da categoria, no que concerne à saúde mental dos policiais.

Na ocasião, um grupo de Policiais Civis apresentou inúmeros relatos de situações e contextos que provocam sofrimento e adoecimento mental no exercício da atividade policial. Num ambiente seguro e protegido, os psicólogos e professores da UCPel ouviram, atentos, a todas as histórias, angústias e medos que fazem parte da rotina dos profissionais, buscando entender o ambiente laboral no qual estão inseridos. Outros relatos foram acrescentados pelos dirigentes da UGEIRM, com descrições similares da categoria em geral.

A partir desses relatos, aprovou-se a proposta de dar início a um projeto de pesquisa que fizesse um diagnóstico das principais causas do adoecimento mental dos (as) Policiais Civis da região. O primeiro passo foi dado agora, com o convênio estabelecido pela UCPel com a Polícia Civil para a execução desse estudo. A partir dessa experiência, a ideia é que essa iniciativa se expanda para outras regiões do estado, traçando um quadro geral dos fatores de adoecimento psíquico de todos (as) os (as) Policiais Civis do RS. Com esse quadro, será possível traçar uma política concreta de prevenção, proteção e tratamento da saúde mental da categoria no estado.

A Vice-Presidente da UGEIRM, Neiva Carla Back, destaca a importância desse projeto: “esse estudo é um passo fundamental para que possamos traçar uma política efetiva, que garanta a saúde mental dos Policiais Civis do nosso estado. O combate ao adoecimento mental precisa estar baseado em evidências e na ciência. Por isso essa parceria com a universidade é tão importante. A UGEIRM vai prosseguir nessa luta, realizando novas Rodas de Conversas que trarão novos frutos para a garantia da saúde mental da nossa categoria”.

A Comissária de Polícia Anelise Assumpção Cordeiro, que é Bacharel em História, Direito e Psicologia na UCPel, também destaca a importância da parceria com a universidade: “a realização da Roda de Conversa da UGEIRM, em parceria com a UCPel, foi fundamental para podermos avançar nessa questão. A partir dali foi feito o contato com a Administração da Polícia Civil, que possibilitou que esse estudo tenha um caráter institucional. O projeto, com certeza, será de grande importância para a categoria, possibilitando desmitificar alguns temas relativos a saúde mental, ainda tabus na nossa sociedade, mas que sem sombra de dúvida, reverberam na qualidade de vida dos profissionais e na excelência da prestação do serviço”.