Audiência Pública vai debater situação das carceragens das delegacias

carceragem_lotadaPor iniciativa da UGEIRM, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, vai realizar, na quarta-feira (7 de junho), a partir das 10 horas, no Plenarinho da Assembleia, uma Audiência Pública para discutir a situação da carceragens das delegacias do estado.

Desde o início do governo Sartori/PMDB, o nosso estado vem vivenciando uma situação inédita nas suas delegacias. O Rio Grande do Sul, que sempre foi reconhecido nacionalmente como um exemplo, por cumprir a lei e não abrigar presos em suas delegacias por mais de 24 horas, passou a conviver com carceragens superlotadas, colocando em risco a vida dos policiais e da população que procura as DPPAs para atendimento. Na última semana chegou-se à beira do colapso total, eram mais de duzentos presos espalhados pelas DPPAs da capital e região metropolitana.

Frente a essa situação limite e à incompetência do executivo para resolver essa situação, é fundamental que o Legislativo assuma a sua responsabilidade e proponha soluções para a crise das carceragens das delegacias e do sistema prisional gaúcho. Somente com uma discussão do Legislativo, que envolva a sociedade civil gaúcha, seremos capaz de gestar soluções que vão além do Trovão Azul e Centros de Triagem que não funcionam. Por isso, é fundamental que os policiais lotem a Assembleia Legislativa na próxima quarta-feira (07), relatando a sua experiência e discutindo soluções.