Deputado propõe criação de Comissão Especial para debater causas da crise financeira do RS

Da Redação Sul21 (*)

O deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, protocolou, na manhã desta segunda-feira (1ª), um pedido para a criação de Comissão Especial destinada a debater as causas da crise financeira do Estado e a necessidade de uma Reforma Tributária.

A proposta aponta, em sua justificativa, que o Estado do Rio Grande do Sul vive um crônico desequilíbrio em suas finanças estaduais que se prolonga há mais de 40 anos com poucos e conjunturais resultados positivos. Em diversas ocasiões e por diversos meios, acrescenta, se debateu diagnósticos sobre a despesa pública, encaminhando-se propostas e políticas que, muitas vezes, resultaram em redução da oferta de serviços públicos e mesmo em sua precarização. O tema da receita pública, entretanto, é pouco abordado de forma profunda e estrutural, assinala o deputado.

“Demos as condições para o Governo manter estabilidade na arrecadação, com a proposta de redução gradativa das alíquotas. Ainda garantimos recursos para a possível aquisição das vacinas. Agora, é o momento de planejar o cenário para superar a crise econômica e social causada pela pandemia. E isso só será possível através de uma minuciosa análise das finanças públicas para compreender quais as reformas que iremos defender em âmbito nacional e propor em âmbito estadual”, defende Mainardi.

(*) Com informações da AL-RS