Direção da UGEIRM se reúne com novo Chefe de Polícia

reuniao_chefe_policia_18_02

Na manhã desta quinta-feira (18), a direção da UGEIRM se reuniu com o novo Chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, recentemente empossado. Na reunião foram tratados vários temas de interesse dos policiais. O delegado Emerson Weidt se mostrou bastante receptivo e aberto ao diálogo com o sindicato, se colocando à disposição para o encaminhamento das reivindicações dos policiais. Estiveram presentes na reunião os diretores Isaac Ortiz, Fabio Castro, Neiva Carla, Carlão e Edgard da Costa.

Veja abaixo os temas tratados com o Chefe de Polícia

Promoções: a efetivação das promoções atrasadas foi discutida com o novo Chefe de Polícia. O sindicato reiterou que as promoções consistem em uma das principais demandas da categoria, atualmente, e constitui em fator gerador de instabilidade e desmotivação em toda a Polícia Civil. O presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, lembrou que a certeza de ascensão na carreira é um item fundamental para que o policial se mantenha motivado para o desempenho de suas funções e o enfrentamento da criminalidade. O Chefe de Polícia afirmou estar bastante atento para essa questão, ressaltou que a atualização das promoções foi o primeiro item a ser cogitado no momento em que recebeu o convite para exercer a direção da polícia civil.

Convocação dos 650 concursados: o delegado Emerson Weidt disse ter conhecimento da dramática situação atravessada pela instituição em relação à deficiência de efetivo e prometeu um grande esforço para que o chamamento dos concursados ocorra com a maior urgência possível, sem se comprometer, no entanto, com prazos.

Carceragens: foi cobrada uma solução para a questão da permanência de presos nas DPPAs. Fato que tem se tornado corriqueiro desde o início do governo Sartori/PMDB. Foi relatado ao Chefe de Polícia o risco que vem correndo os policiais e a própria população que se dirige às delegacias. O delegado Emerson Weidt argumentou ser inadmissível essa situação, relatando que um dos primeiros atos a frente da Chefia de Polícia foi cobrar uma solução imediata para a situação.

Situação das DPPAs do interior: o sindicato relatou as precárias condições das delegacias do interior do estado. As mesmas convivem com uma rotina de excesso de trabalho, baixo efetivo e condições inadequadas de trabalho. Como exemplo, foi citado o caso da DPPA de São Jeronimo, visitada no dia 16 de fevereiro pela direção da UGEIRM, onde os servidores lotados têm que percorrer grandes distâncias para conduzir presos para o sistema prisional. Muitas vezes esse serviço é feita por apenas um policial. Além disso, a DPPA não dispõe de viatura apropriada para o transporte de presos, a que é utilizada pelos policiais plantonistas não possui xadrez e o armamento à disposição é precário. Emerson wendt afirmou que está procurando inteirar-se por completo das condições estruturais da Polícia Civil e prometeu empenho na busca por soluções.

Ao final da reunião, o delegado Emerson Weidt reiterou que estará permanentemente aberto ao diálogo com a categoria, destacando a importância da unidade para que os problemas sejam superados e a Polícia Civil possa garantir uma segurança de qualidade para a população gaúcha.