Entidades das Polícias se reúnem na UGEIRM e preparam mobilização pela Aposentadoria Policial

Aconteceu na tarde desta terça-feira (18), na sede da UGEIRM, um encontro que reuniu as entidades representativas dos Policiais Civis, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Federais, Policiais Legislativos, Guardas Municipais e Agentes Penitenciários. A reunião teve como objetivo, debater a mobilização em torno da tramitação, no Congresso Nacional, da PEC Paralela que pode estabelecer novos parâmetros para a Aposentadoria Policial.

Os representantes das entidades traçaram uma série de ações, que visam pressionar os parlamentares e propor alterações na PEC Paralela, que possam reverter os diversos pontos da reforma da Previdência que prejudicaram de forma contundente os policiais. Entre essas alterações, estão as regras de transição, o fim da paridade e da integralidade, as alterações nas pensões dos policiais e o fim da aposentadoria da mulher policial. Outra possibilidade levantada na reunião, foi a de construção de uma PEC específica para a Previdência de todas as categorias da segurança pública, que assegure a essas categorias o mesmo tratamento que o Governo Bolsonaro e o Congresso Nacional dispensaram aos Policiais Militares, que tiveram seus direitos previdenciários resguardados na reforma da Previdência.

As entidades também começaram a discussão a respeito do encontro nacional das Polícias, programado para acontecer em maio, na Capital Federal. O objetivo das entidades é fazer, aqui no nosso estado, a discussão que culmine com um encontro local para discutir os temas que serão tratados no encontro nacional, entre eles a constitucionalização da aposentadoria policial, que seria uma segurança jurídica fundamental, inclusive, para evitar prejuízos nas reformas previdenciárias que estão sendo promovidas nos Estados e já foi realizada aqui no RS.

Além da UGEIRM, estiveram presentes na reunião os representantes do SINPRF-RS, SINPEF-RS, AGMPA, SINPOL-RS, AMAPERGS e a representação dos Policiais Legislativos do RS.