Governador anuncia que Promoções da Polícia Civil serão publicadas nos próximos dias

Em vídeo de saudação aos Policiais pela passagem do Dia do Policial Civil, o Governador Eduardo Leite, anunciou, nesta quarta-feira (21), que as Promoções da Polícia Civil serão publicadas nos próximos dias. De acordo com o Governador, estão sendo finalizadas as análises de documentação, para o encaminhamento, o mais rápido possível, da publicação no Diário Oficial.

A direção da UGEIRM saúda o anúncio do governo e acompanhará o processo, para que as Promoções sejam efetivamente publicadas.  Como disse o Vice-governador, Delegado Ranolfo Vieira, esse anúncio é, antes de mais nada, o reconhecimento à dedicação de uma categoria que, desde o início da Pandemia, trabalhou ininterruptamente em defesa da população gaúcha, combatendo a violência e garantindo o cumprimento das medidas de distanciamento social.

Apesar do atraso injustificável do governo, a publicação das Promoções vem em um momento importante. A categoria vive um processo progressivo de achatamento salarial, com mais de dois anos sem reajustes, em um momento em que o custo de vida tem aumentado significativamente. A progressão na carreira ameniza esse processo de perda de poder aquisitivo dos (as) Policiais Civis gaúchos (as), porém, a discussão sobre reposição salarial tem que ser a prioridade da categoria no próximo período.

Com o anúncio da publicação das Promoções, esse é um bom momento para se fazer uma discussão aprofundada sobre os critérios para a progressão na Carreira. Durante o processo eleitoral, a direção da UGEIRM apresentou, como um dos itens da sua pauta, a proposta de modificação do Plano de Carreira da categoria, com a definição de critérios mais justos e claros para progressão, além de um calendário fixo de promoções, com datas definidas nos meses de abril e novembro. Naquele momento, o então candidato, Eduardo Leite, se colocou favorável a realização dessa discussão.