Luta de Luiz Henrique Lamadril em defesa dos Policiais Civis não foi em vão

Nesta sexta-feira (09), completamos um mês da perda do diretor da UGEIRM, Luiz Henrique Lamadril. Muitas vezes a ficha parece que ainda não caiu. Para os (as) amigos (as), que compartilharam com ele toda uma vida de luta sindical, parece que essa Pandemia vai acabar e vamos ver o Lamadril entrando na sede do sindicato, cumprimentando os funcionários, brincando com os (as) amigos (as) e pronto para mais uma mobilização.

Infelizmente, essa é a realidade que nos trouxe essa terrível doença e a incompetência de um governo que nega a morte diária de mais de quatro mil brasileiros (as). Não teremos mais a presença de Lamadril e de tantos outros que compartilharam conosco a luta em defesa da nossa categoria. Diante dessa triste realidade, o que nos resta é não deixarmos a lembrança de pessoas como Lamadril ser perdida, continuando a sua luta e ressaltando o papel que ele teve nas conquistas da nossa categoria.

Vacinação de Policiais é resultado da luta dos Policiais, na qual Lamadril foi fundamental

No dia 19 de março, a direção da UGEIRM teve uma boa notícia, ao ser informada de que os (as) Policiais Civis de Bagé seriam vacinados (as) ainda naquele dia. No entanto, o fato de que a vacinação aconteceria em Bagé, não era exatamente uma surpresa. A cidade é, historicamente, uma das mais mobilizadas da nossa categoria. O índice de sindicalização é de 100% e a participação em todas as mobilizações é quase absoluto. Esses fatos não são uma coincidência, são resultado de um trabalho antigo de vários (as) policiais civis, com destaque para o trabalho sindical de Luiz Henrique Lamadril.

Com a vacinação em Bagé, a luta de Lamadril dava resultados. O Prefeito de Bagé, contrariando a própria determinação do governo federal, resolveu vacinar todos os profissionais da segurança pública, reconhecendo a importância desses trabalhadores para a luta contra a Pandemia do Novo Coronavírus. Com esse ato, o Prefeito Divaldo Lara prestava, indiretamente, uma homenagem ao trabalho de Luiz Henrique Lamadril que, mesmo com tempo de serviço para se aposentar, optou em continuar servindo ao povo da sua cidade e do seu estado. Menos de um mês depois, todos os (as) Policiais Civis gaúchos começavam a ser, também, vacinados (as), como resultado da mobilização da categoria em todo o estado.

Lamadril com a camisa Jalde-negro
Atuação de Lamadril em Bagé extrapolou a luta em defesa dos Policiais Civis

Além da sua atuação na defesa dos (as) Policiais Civis, Lamadril ficou marcado pela sua atuação na política mais geral da cidade. Além da sua atividade partidária, se destacava a sua atuação na vida cultural e esportiva de Bagé. A população já havia se acostumado a acordar, aos domingos, ouvindo o Programa Canto, Trova e Poesia na Rádio Clube de Bagé. O Programa, apresentado por Lamadril, valorizava a cultura riograndense, além de abrir espaço para as reivindicações da população da cidade.

Outra paixão da vida de Lamadril era o Grêmio Esportivo Bagé. Durante anos ele fez parte da sua direção, se dedicando de forma intensa ao crescimento do Clube do seu coração. Seu compromisso com o “Jalde-negro” não se restringia às arquibancadas do estádio Pedra Moura. O torcedor fanático, também participou ativamente como associado e diretor do Grêmio Esportivo Bagé, contribuindo com a difícil missão de manter em atividade um clube de futebol no interior do estado.

O presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, ressalta a importância do Lamadril nas conquistas da categoria. “Hoje, entrar na Polícia Civil é um objetivo de vários jovens do nosso estado. Porém, nem sempre foi assim. Se, hoje, temos uma carreira respeitada, isso se deve ao trabalho de vários (as) colegas, que dedicaram sua vida a defender os (as) Policiais Civis. Entre eles, um dos que mais se destacou foi o nosso colega Luiz Henrique Lamadril. A sua constante disposição para a luta, a sua capacidade de elaboração política, sua disposição de negociação e de mobilização da categoria, farão muita falta. Mas, com certeza, fará mais falta ainda, a sua generosidade e companheirismo. Ao mesmo tempo que era inflexível na defesa dos seus princípios, Lamadril era daqueles amigos com quem sabíamos que poderíamos contar em quaisquer circunstâncias. A Polícia Civil ficou mais triste e mais pobre no dia 9 de março e o que nos resta é transformar essa dor em energia, para continuar a luta a qual Lamadril dedicou a sua vida”.

“Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”. Para nós, diretores e funcionários da UGEIRM, Lamadril fazia parte desses imprescindíveis, a que se referia o poeta Bertolt Brecht.