Mais um crime bárbaro no nosso Estado

19430457O noticiário desta segunda-feira traz mais um crime bárbaro ocorrido no nosso Estado. Uma funcionária da Infraero foi sequestrada na sexta-feira (10), após o roubo do seu carro. Na manhã desta segunda-feira (13), seu corpo foi encontrado em um matagal, nas proximidades de Montenegro, a 100 metros da BR-386. Mineia Machado tinha 39 anos. Seu corpo foi encontrado, com as mãos amarradas por um lacre plástico e com sinais de crueldade. A polícia já prendeu dois suspeitos do crime bárbaro.

Infelizmente já tem se tornado uma rotina. Toda segunda-feira o noticiário traz mais um crime bárbaro, ou uma nova estatística absurda de crimes violentos acontecidos no fim de semana. Esta segunda-feira foi o caso de Mineia. Na semana anterior uma família inteira chacinada dentro de casa. E assim vamos, banalizando a violência no nosso estado. A população sente na pele o aumento da criminalidade, porém se sente impotente para enfrentar essa realidade. O governo Sartori/PMDB não apresenta sequer uma estratégia, ou algo que se assemelhe a um projeto de segurança pública. Atua ao sabor das más notícias. Se é publicada uma estatística de aumento do roubo de carros, organiza uma ação policial para reprimir os desmanches de veículos. Se ocorre um assassinato violento, anuncia que vai anunciar medidas para combater a violência. E assim vai o governo Sartori/PMDB, ao sabor dos ventos, enquanto a população gaúcha é assassinada dia após dia.

O que, talvez, uma parte da população ainda não se deu conta, é que esse caminho é de retorno muito difícil. A violência não funciona como a economia, onde a mudança das políticas tem efeito quase imediato. Aumentam-se os investimentos e os índices econômicos começam a ficar favoráveis. A segurança pública lida com fatores muito mais sensíveis. A mudança de política na área de segurança tem efeito muito mais lento. Fatores como: medo da população, sensação de insegurança, ousadia dos criminosos, desmoralização das forças de segurança, organização do crime, não são alterados imediatamente com a mudança da política de segurança. Ou seja, a piora na situação é muito mais rápida do que a sua reversão.

Por isso, a população gaúcha não pode mais esperar. É preciso uma atitude imediata. Somente a mobilização da cidadania contra as políticas de desmonte da segurança pública, efetivadas pelo governo Sartori/PMDB, será capaz de reverter essa situação. A demora pode ser fatal e levar o nosso Estado a um caminho sem volta. A valorização das forças policiais, a retomada dos investimentos na segurança pública, a elaboração de uma política de segurança coerente, com medidas a curto, médio e longo prazos, e um projeto que privilegie a retomada do crescimento econômico, ao invés das medidas recessivas apontadas pelo governo Sartori/PMDB, é uma necessidade para a preservação do estado de direito no nosso Estado. Afinal, a segurança dos cidadãos é a condição básica para a existência da democracia e da cidadania.