Manuela d’Ávila apresenta suas propostas para a Prefeitura de Porto Alegre na Sede da UGEIRM

A direção da UGEIRM recebeu, nesta quarta-feira (10), a candidata à Prefeita da Capital pela coligação PCdoB/PT, Manuela d’Ávila (65). A candidata estava acompanhada do seu vice, Miguel Rosseto, e do candidato a Vereador pelo PT, o Policial Civil Leonel Radde.

Manuela iniciou sua apresentação manifestando o seu compromisso com as trabalhadoras e trabalhadores da Segurança Pública, se comprometendo em integrar na Prefeitura todas as ações necessárias, para que a população de Porto Alegre viva em segurança. A candidata lembrou que o programa da sua candidatura tem uma grande parte dedicada à Segurança Pública, particularmente no que diz respeito ao papel da Guarda Municipal. Nesse ponto, Manuela destacou “a necessidade de integração da Guarda Municipal com as outras polícias que atuam na cidade e, também, com o Ministério Público e com o Judiciário. Essa integração deve se dar a partir do território, com a criação dos Centros Comunitários de Segurança, que serão espaços onde a comunidade e a Guarda Municipal, a partir do comando da Prefeitura, estabelecerão ações com o objetivo de integrar as polícias que atuam naquele território específico”.

Outro exemplo de integração entre a Guarda Municipal e a Polícia Civil, levantado por Manuela, é na questão do cumprimento da Lei Maria da Penha. A candidata propõe a criação do que está sendo chamado de “Guardiões da Penha”. Esse projeto objetiva uma integração da Guarda Municipal com a Polícia Civil, para garantir a proteção das mulheres da capital. “Essa integração cumpriria um papel que, infelizmente, a Brigada Militar deixou de realizar, fruto da desarticulação promovida pelo governo do estado, ocasionando um aumento considerável dos casos de violência contra a mulher em Porto Alegre”, concluiu Manuela d’Ávila.

O candidato a Vice-Prefeito, Miguel Rosseto, destacou a necessidade de aproximar a ação da segurança pública do cotidiano da população da cidade. “Nós vamos trabalhar para aproximar e integrar a ação da segurança pública, garantindo qualidade de vida à população. Reafirmamos nosso compromisso com a integração das diversas instituições da Segurança Pública, como a Guarda Municipal e a Polícia Civil, com a criação de um Gabinete de Segurança Integrado e um Centro Integrado de Segurança Pública, onde a Polícia Civil vai ter um papel fundamental, auxiliando na elaboração e implementação de políticas que garantam segurança para a população de Porto Alegre”, encerrou Miguel Rosseto.

O programa completo da candidata Manuela d’Ávila, pode ser conferido no endereço www.manuela.poa.br.

Sindicato continuará recebendo candidatos (as) até a data das eleições

A direção da UGEIRM continuará recebendo, até a data das eleições, os (as) candidatos (as), da Capital e do Interior, às eleições municipais desse ano. O objetivo é oferecer aos (às) candidatos (as), a oportunidade de apresentar suas propostas à categoria, particularmente, no que diz respeito à segurança pública.

Devido à Pandemia do novo Coronavírus, as visitas seguirão um protocolo sanitário para garantir a segurança de todos os envolvidos. Por isso, o Sindicato pede que os (as) candidatos (as) que tenham interesse me expor suas propostas aos (às) Policiais Civis, entrem em contato com a direção do sindicato e agendem suas visitas com antecedência. Haverá uma limitação do número de pessoas e será seguido todo o protocolo, como o distanciamento social e a utilização de máscaras.

Os (as) candidatos (as) que preferirem enviar suas propostas e seus materiais por meio eletrônico, também terão suas propostas divulgadas nos meios de comunicação do sindicato, como o site e as redes sociais da UGEIRM. O debate amplo e plural é uma tradição e um patrimônio da UGEIRM e, no momento de eleição, ele é fundamental para que a categoria vote de forma consciente e em defesa dos direitos dos (as) Policiais Civis.