Novas carteiras funcionais já começaram a ser entregues aos Policiais Civis do estado

A Polícia Civil gaúcha já iniciou a entrega das novas carteiras funcionais dos (as) policiais civis do estado. A entrega está sendo feita por lotes, de acordo com a disponibilidade da empresa contratada para emissão das novas carteiras. No momento, está sendo feita a entrega do sétimo lote, já tendo sido contemplados, entre outros, os diretores de departamentos, a Chefia de Polícia e os novos policiais formados na última turma. De acordo com o Diretor da Divisão de Material e Patrimônio, Delegado Christian Nedel, o objetivo é entregar, até o final do ano, as novas carteiras a todos (as) os (as) Policiais da Capital. A partir do início do próximo ano, terá início a entrega aos policiais da região metropolitana e do interior do estado. Por fim, será realizada a entrega das carteiras dos policiais aposentados.

O processo para recebimento das novas carteiras é bem simples. Ao ser comunicado da disponibilidade da sua carteira, o Policial deve preencher e assinar uma requisição disponibilizada pela sua chefia, anexar uma foto 3X4 e preencher uma requisição virtual. Após a entrega e preenchimento desses documentos, o policial será convocado para receber a sua nova carteira funcional, no prazo de 10 a 15 dias. Ao retirar a sua nova carteira, o policial deverá entregar a carteira antiga. Caso queira ficar com ela, a mesma será carimbada e devolvida ao policial.

Nova carteira vai modernizar a identificação dos policiais

A nova carteira funcional representa um avanço para os policiais civis gaúchos. Ela tem formato de cartão e segue determinação da Portaria n. 320, lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e que estabelece a padronização do documento de identificação funcional para os policias civis dos estados e do Distrito Federal. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul é a terceira do país a começar a entrega das novas carteiras funcionais.

O formato cartão possibilita que a nova carteira ganhe novas funcionalidades no futuro. De imediato, a carteira terá um QR Code que trará o CPF  do policial civil. Porém, de acordo com a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor, o objetivo é a modernização da identificação funcional dos servidores, agregando várias funcionalidades que facilitarão a segurança e a identificação dos policiais. A Chefe de Polícia prossegue, afirmando que “a nova carteira faz parte de um processo de modernização que a Polícia Civil gaúcha vem experimentando. Além de ter maior durabilidade, a nova carteira dificulta a falsificação e vai facilitar a vida dos policiais em viagem, possibilitando a sua identificação em todo o território nacional, além do ingresso facilitado nos prédios públicos”.

O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, saúda a iniciativa da Chefia de Polícia. “Para a nossa categoria, a entrega das novas carteiras é uma ótima notícia. A instituição precisa se modernizar e acompanhar as novas tecnologias. Com o formato de cartão, a categoria ganha, ao poder agregar várias informações importantes para o policial. Além disso, com a padronização nacional, teremos uma maior segurança para os policiais em viagem”, ressalta Ortiz.

Foto: Simbolizando uma entrega simbólica a todos os agentes, alguns comissários, escrivães e inspetores também receberam o documento – Foto: Leandro Reis/PCRS