Para segurança da população, policiais devem ser prioridade na vacinação da Covid-19

O Ministério da Saúde divulgou, no início da semana, um cronograma preliminar para vacinação contra a Covid-19. De acordo com a escala divulgada, os profissionais da Segurança Pública estariam no último grupo de vacinação. Esse cronograma desrespeita completamente a realidade que vivemos no país. Os Policiais estão na linha de frente do combate à Pandemia, diariamente expostos ao risco do contágio. Além disso, um surto na categoria, colocaria em risco a segurança de toda a população. O lógico, seria a inclusão desses profissionais no primeiro grupo, juntamente com os profissionais da saúde.

Devido a esse claro equívoco das autoridades de saúde do país, a UGEIRM tomou ações visando reverter essa situação. Nesta quinta-feira (03), foram encaminhados ofícios ao Ministério da Saúde, ao Ministério da Justiça e ao Vice-governador do estado, requisitando que os policiais sejam incluídos no primeiro grupo de vacinação. No Ofício, a UGEIRM argumenta que os serviços de segurança pública não podem interromper suas atividades e, nem mesmo, reduzir o seu trabalho, o que coloca esses profissionais em risco permanente de contágio. Essa realidade é comprovada pelos altos índices de policiais atingidos pela Covid-19 em todo o país.

No nosso estado, por exemplo, as Operações Policiais continuam acontecendo em número elevado. A situação das Delegacias, também tem sido um claro risco à saúde dos policiais, com presos ocupando as celas das Delegacias e colocando em risco constante a segurança dos policiais e expondo-os ao risco de contágio. Por isso, é uma questão de segurança pública a vacinação de todos os profissionais da Segurança Pública.

A direção da UGEIRM acionou a Cobrapol e a Feipol/Sul, para que as mesmas articulem as entidades representativas dos Policiais Civis, em nível nacional, mobilizando todos os policiais do país com a reivindicação da alteração no cronograma de vacinação. No Congresso Nacional, a UGEIRM tem procurado os parlamentares gaúchos, sendo que o deputado federal gaúcho, Ronaldo Santini (PTB), já enviou um documento ao Governo Federal, reivindicando a alteração do cronograma, priorizando a vacinação dos profissionais das forças de segurança.

Para que os policiais sejam colocados como prioridade, é fundamental que a categoria se mobilize e pressione os parlamentares em suas bases eleitorais. Somente com uma clara pressão sobre os parlamentares e o governo federal, teremos esse direito garantido.