Partidos propõem a Sartori aumentar limite de saques judiciais para pagar folha do funcionalismo

Por Caroline Ferraz/Sul21Nesta terça-feira (4) o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) fez um pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, propondo ao governador Sartori o aumento do limite de saques dos depósitos judiciais, que hoje é de 85%, para 95%. O deputado afirmou que amanhã enviará um documento ao governador formalizando a proposta. Em seguida, as bancadas do PT, PTB, PCdoB, PSOL e PPL, se comprometeram em votar em regime de urgência a proposta de aumento do limite. Caso as maiores bancadas, incluindo as bancadas governistas, se comprometam com uma votação no colégio de líderes, a proposta pode ser aprovada em três dias.

Esse aumento do limite de saque dos depósitos judiciais significariam um acréscimo de mais de R$ 1 bilhão no caixa do governo, estabilizando assim o fluxo e garantindo o pagamento da folha de pagamento do funcionalismo até o fim do ano.

A UGEIRM estará acompanhando o desenrolar dessa movimentação. O presidente do sindicato, Isaac Ortiz, frisa que “essa não é uma solução definitiva para a crise financeira do Estado, mas garante a solução do problema emergencial do parcelamento dos salários do servidores. Se o Governo e a sua bancada não aceitarem a proposta apresentada, vai ficar claro que apostam no caos e no desgoverno. Continuaremos pressionando o governo para adotar as medidas já explicitadas na Carta de Porto Alegre e continuaremos pressionando os deputados a rejeitarem o PL206, que coloca em risco a implementação da nossa tabela de subsídios”.