Polícia Civil fecha atendimento durante a madrugada em oito delegacias de Porto Alegre

Unidades estariam com pouca demanda e baixo número de ocorrências.

A Polícia Civil decidiu encerrar o atendimento durante a noite e a madrugada em oito das 20 delegacias de bairros de Porto Alegre. Segundo a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, Adriana Regina da Costa, o entendimento foi baseado em um estudo que mostrou que as unidades estavam com baixa procura e, também, baixo número de ocorrências registradas no período.

Passam a ter o horário alterado, a partir desta quarta-feira (17), as seguintes delegacias:

2ª DP – Menino Deus
4ª DP – Navegantes
8ª DP – Petrópolis
10ª DP – Bom Fim
11ª DP – Jardim Botânico
14ª DP – Vila Ipiranga
19ª DP – São José
20ª DP – Cristal

Apesar de encerrar o registro de ocorrências durante as madrugadas, o horário de atendimento durante a semana foi alterado e passa a ser das 8h até 20h. Segundo a polícia, o período tem maior demanda em razão de coincidir com o maior movimento na cidade.

De acordo com a diretora do departamento, a orientação é que as pessoas procurem as delegacias de plantão, no Palácio da Polícia ou na Comendador Tavares, no bairro Navegantes. Nas delegacias que passarão a ficar fechadas, a polícia promete colocar cartazes indicando qual unidade mais próxima está atendendo.

Com a medida, ainda segundo a delegada, os policiais que trabalhavam nos plantões irão para as equipes de investigação.

—  Muitas vezes, precisávamos tirar gente do cartório ou da investigação para registrar ocorrência. Por exemplo, quando servidores tiravam férias ou alguma licença. Então acabava atrapalhando a investigação o plantão aberto 24 horas nessas unidades, o que não vai mais ocorrer  —  detalhou.

A polícia ainda lembra que há a possibilidade de registro da maioria das ocorrências na delegacia online.