Policiais Civis vivem mais um dia de perigo no Palácio da Polícia

A terça-feira (11), foi mais um dia de perigo para os Policiais Civis lotados na 2ª DPPA de Porto Alegre. Com as celas completamente lotadas, os policiais foram obrigados a suspender o registro de ocorrências, para não colocar em risco a segurança das pessoas que tentavam ser atendidas e registrar suas ocorrências policiais.

Informada da situação, a direção do sindicato se dirigiu até o Palácio da Polícia, para prestar assistência aos policiais e tentar uma solução junto à Chefia de Polícia. Quando chegou ao Palácio da Polícia, a situação encontrada era extremamente preocupante. As portas estavam fechadas e a Brigada Militar, pressionada pela decisão judicial que proíbe presos em viaturas, tentava convencer para que mais presos fossem recebidos na DPPA. Naquele momento, eram mais de vinte presos nas dependências da área judiciária do Palácio da Polícia. Divididos entre a pequena cela do local, a sala de contenção e o próprio saguão, os presos se espalhavam pelo prédio. Enquanto isso, os policiais se dividiam entre a guarda dos presos e os contatos para conseguir vagas no sistema prisional.

A direção da UGEIRM se encaminhou, então, para a Secretaria de Segurança para tentar um contato com a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor, que participava de um evento em conjunto com o comando da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, com a presença do Secretário de Segurança. A Delegada Nadine, saiu durante alguns instantes do evento e atendeu o sindicato. A Chefe de Polícia informou que já estava inteirada da situação, desde a noite anterior, e estava, desde então, tentando vagas no sistema prisional. Nadine Anflor informou, também, que já tinha discutido a questão com o Secretário de Segurança, delegado Ranolfo Vieira, e o Comandante da BM, Coronel Ikeda, e conseguido vagas para dez presos. Por fim, a Chefe de Polícia garantiu que, até as 18 horas, os restantes seriam encaminhados a alguma penitenciária. O sindicato também foi informado, que por ordem da Chefia de Polícia, enquanto não fossem transferidos todos os presos, nenhum flagrante seria feito na 2ª DPPA e nenhum preso ingressaria na Delegacia.

O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, esteve no Palácio da Polícia e, mais uma vez, lamentou a situação. “Esse é um problema antigo e nós reconhecemos que sua solução não é fácil e simples. Porém, não podemos mais conviver com essa situação. A atitude da Chefia de Polícia tem que se tornar padrão. Quando alguma delegacia não tiver mais condições de receber presos, deve fechar as portas e parar de registrar as ocorrências. É uma atitude de responsabilidade com a segurança dos policiais e das pessoas que procuram a delegacia para ser atendidas. Não podemos mais arriscar que uma tragédia aconteça nas dependências das delegacias”.