Porto Alegre tem menor número de pacientes de covid-19 em UTIs em um ano

Secretaria Municipal de Saúde atribui queda nas internações ao avanço da vacinação, que atingiu um terço da população.

painel de monitoramento das UTIs de Porto Alegre aponta, nesta terça-feira (27), que as unidades de terapia intensiva dos hospitais da cidade registram 185 pacientes de covid-19 internados simultaneamente. Este é o menor número de pacientes da doença em UTIs desde 7 de julho de 2020, quando estava em 181.

Somando aqueles com suspeita de contaminação, confirmados e aguardando vagas em UTIs, 205 pacientes de covid-19 estão em estado grave na cidade neste momento. A taxa de ocupação dos leitos está em 78%, mas os pacientes de covid-19 representam menos de um terço do total.

A cidade registrou uma disparada nas internações a partir de fevereiro, atingindo o pico de 870 pacientes internados simultaneamente em UTIs no dia 25 de março. Desde então, a ocupação vem caindo gradativamente, com exceção de um período de leve alta entre o final de maio e a primeira quinzena de junho. Em 1º de julho, eram 309 pacientes de covid em UTIs, segundo dados da Prefeitura.

Dados da Prefeitura apontam queda gradativa nas internações em UTIs desde março | Foto: Reprodução

Para o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, a melhora nos índices se deve ao avanço da vacinação. Nesta terça-feira, Porto Alegre atingiu a marca de um em cada três habitantes com a imunização completa.

Levando em conta apenas a população vacinável (acima de 18 anos), que soma 1.103 milhão de pessoas, 73,75% já receberam a primeira dose de vacina contra a covid-19 e a 44,15% já estão com o esquema vacinal completo.

“A vacina é a esperança de dias melhores. Ela evita a forma grave da doença. Isso se reflete na ocupação dos leitos, que vem diminuindo ao longo dos últimos meses”, afirma Sparta.