Pré-candidato a prefeito de Porto Alegre, Raul Pont, visita a UGEIRM

pont1Na manhã do dia 23/6, o pré-candidato a prefeito pelo PT, Raul Pont, esteve na sede da UGEIRM para apresentar suas propostas à direção do sindicato. Em uma reunião que durou por volta de duas horas, Raul Pont apresentou os motivos porque se decidiu pela pré-candidatura à prefeitura de Porto Alegre e seus planos para a cidade.

Raul Pont explicou que decidiu entrar na disputa para fazer um contraponto ao golpe que destituiu a presidenta eleita, Dilma Roussef. Na visão do ex-deputado federal e estadual e ex-prefeito da capital, é necessário uma união das forças contrárias ao golpe, pois, para Raul Pont, o que está em jogo na próxima eleição é muito mais do que a disputa da prefeitura, é a própria democracia brasileira.

Na exposição das suas propostas para Porto Alegre, Raul falou em resgatar o projeto implantado durante as administrações petistas na cidade. Para Pont, é necessário resgatar a participação popular e voltar a cidade para os interesses dos cidadãos e não das empresas. Questionado sobre a segurança pública, Raul ressaltou que, apesar do município não ter o poder de polícia, é possível fazer muito nessa área, a partir de uma nova forma de enxergar a cidade, onde o espaço urbano seja ocupado democraticamente pelos cidadãos. Outra questão levantada pelo ex-prefeito foi em relação ao Orçamento Participativo (OP), projeto implantado durante as gestões do PT na prefeitura. Para Pont, o Orçamento Participativo não é um projeto do PT, mas uma conquista da cidadania. Raul criticou fortemente a atual administração, que, segundo ele, destinou apenas 1% da verba orçamentária ao OP. Para Pont, o Orçamento Participativo se tornou um instrumento de aparelhamento da gestão municipal.

O candidato se colocou à disposição do sindicato e de toda a categoria para receber ideias e propostas, principalmente na área de segurança pública, que possam ser incorporadas ao seu plano de governo.

A UGEIRM receberá os diversos candidatos a prefeito de Porto Alegre, com o intuito de ouvir suas propostas para a cidade e, em particular, para a área da segurança pública. Nesta semana, o sindicato estará recebendo a pré-candidata pelo PSOL, Luciana Genro.