Direção da UGEIRM debate prevenção da pandemia com diretor do DEIC

O presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, se reuniu nesta terça-feira (30) com o diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), Delegado Sander Ribas Cajal. O objetivo foi discutir as medidas de prevenção da Pandemia do Coronavírus entre os (as) Policiais do Departamento.

No início da reunião, Isaac Ortiz fez um relato das reivindicações contidas no ofício que o Sindicato encaminhou ao governo do estado com as sugestões de procedimento de proteção aos policiais durante a Pandemia. O diretor do DEIC agradeceu e relatou as medidas que estão sendo adotadas no DEIC.

Testagem

O Delegado informou que, na semana passada, ocorreu um surto de contágio na Delegacia de Roubos. Ao saber que existia um caso de contaminação na Delegacia, o diretor encaminhou todos os policiais para a realização de testes do tipo RT-PCR. O resultado foram sete policiais testando positivo, que foram imediatamente afastados. Após esse surto na Delegacia, o diretor encaminhou todos os (as) policiais do DEIC para a realização de testes no Hospital da Brigada Militar. Essa testagem não acusou nenhum resultado positivo.

Revezamento

O Diretor do DEIC informou que será retomado o revezamento no Departamento, como forma de prevenção ao contágio na categoria. O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, relatou que o número de Policiais Civis no departamento, ontem, já era bem reduzido.

Qualificar

Quanto à cobrança de metas relativas ao Programa Qualificar, o Delegado Cajal garantiu que não será cobrada, de nenhum policial do Departamento, nenhuma meta do Programa. O diretor do DEIC afirmou que essa é uma determinação da Chefia de Polícia. Os casos de manutenção das metas, de acordo com Cajal, têm sido localizados e não seguem às determinações da Chefia de Polícia.

Operações Policiais

O Delegado Cajal afirmou que só serão realizadas as Operações Policiais extremamente necessárias e que não podem ser adiadas. O Diretor completou, garantindo que essas Operações serão realizadas com todos os cuidados de prevenção para evitar o contágio pelo Coronavírus.

O Diretor do DEIC confidenciou que o surto ocorrido na Delegacia de Roubos deixou a direção do Departamento extremamente preocupada. Para Cajal, não adianta colocar todo mundo para trabalhar e ter como resultado o adoecimento de um grande número de policiais, que terão que ser afastados. O diretor do DEIC também informou que houve um endurecimento na cobrança da utilização dos equipamentos de proteção por parte dos policiais, particularmente a utilização de máscaras, que ainda encontra uma certa resistência por parte dos policiais.

O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, saudou as medidas tomadas pela direção do DEIC e informou ao Delegado Cajal, que o sindicato prosseguirá nas visitas aos outros departamentos e delegacias. A próxima visita será ao DPI (Departamento de Polícia do Interior), quando a UGEIRM apresentará as reivindicações do sindicato quanto aos policiais do interior. O objetivo dessas visitas é conversar com os Diretores e Delegados, cobrando e se colocando à disposição para auxiliar na implementação de medidas que garantam a saúde dos policiais durante a Pandemia do Coronavírus. Ortiz completou, afirmando que as medidas tomadas no DEIC devem servir de exemplo para o restante da Polícia Civil, particularmente a retomada do revezamento e a restrição das Operações Policiais.