Servidores mostram sua capacidade de luta em Santa Maria

plenaria_santamaria3

As atividades preparatórias para o dia 18 de agosto em Santa Maria, foram históricas. Mais de 3.000 pessoas fizeram uma caminhada pelas principais ruas da cidade, culminando com um grande ato público no centro da cidade.

ag_amapergs_santa_mariaO dia começou com uma entrevista coletiva das entidades aos meios de comunicação da cidade. Na entrevista, os representantes explicaram os motivos da mobilização dos servidores e o posicionamento contrários aos projetos apresentados por Sartori, em particular a MP206, que arrocha mais ainda os salários dos servidores, além de provocar um verdadeiro desmonte dos serviços públicos do nosso Estado.

A UGEIRM participou, ainda pela manhã, da Assembleia regional da AMAPERGS em Santa Maria, onde foi discutida a participação na Assembleia Unificada do dia 18 e o desmonte da Segurança Pública, promovido pelo governo Sartori.

plenatria_santamaria2Na parte da tarde foi realizada uma grande caminhada, que reuniu mais de 3.000 manifestantes, pelas ruas da Cidade, onde foi mostrado todo o descontentamento com o parcelamento dos salários. Ao final foi realizado um grande ato público no Centro de Santa Maria, onde os servidores mostraram para a população o que significará o desmonte do serviço público promovido pelo governo Sartori.

Nesta quinta-feira (6) os servidores seguem para Livramento, onde darão prosseguimento à mobilização contra as políticas de Sartori. Na próxima semana os servidores estarão em Caxias do Sul no dia 11/8, Passo Fundo no dia 12/8 e Ijuí no dia 13/8. Com essas plenárias, as entidades querem mobilizar os servidores e dialogar com a população, mostrando que essa política do Governo Sartori vai acabar com os serviços que atendem a quem mais precisa. No dia 18 de agosto será realizada, no Largo Glênio Peres em Porto Alegre, uma Assembleia Unificada, onde será discutido e deliberado sobre uma greve geral dos servidores públicos do Estado.

Segunda Marcha Segurança Para Todos, no dia 18, será maior ainda!

Os policiais civis vão realizar, no dia 18 de agosto, a segunda Marcha Segurança Para Todos. No dia 7 de julho os trabalhadores da segurança pública realizaram uma mobilização histórica, quando ocuparam as ruas de Porto Alegre, mostrando o seu repúdio às políticas do Governo Sartori para a Segurança Pública. Agora, no dia 18, a promessa é de uma mobilização ainda maior. Para Isaac Ortiz, presidente da UGEIRM, “desde o dia 7 de julho, a situação só se agravou. Nossos salários foram parcelados. A LDO, que não prevê reajuste para os servidores, foi aprovada na Assembleia Legislativa. O PL206, que coloca em risco a implementação da Tabela de Subsídios da Polícia Civil, continua avançando. Então, nós não podemos dar outra resposta, nossa marcha do dia 18 será maior ainda! É nosso futuro que está em jogo”.

Os policiais se concentrarão a partir das 12 horas em frente ao Palácio da Polícia. De lá, partirão em Marcha até o Largo Glênio Peres, onde se juntarão aos outros servidores públicos para participar da Assembleia Unificada. Nela, será discutida a greve dos servidores públicos do Estado. Após a Assembleia, será realizado um Ato Público em frente ao Palácio Piratini.