UGEIRM discute violência com moradores do Menino Deus

menino_deus1Na noite de terça-feira (21), integrantes da diretoria da UGEIRM, juntamente com representantes dos Aprovados do Concurso da Polícia Civil-RS, se reuniram com moradores e comerciantes que fazem parte da comissão da Associação de Moradores do Bairro Menino Deus. A reunião aconteceu no auditório da 2ª DP de Porto Alegre, nela foi debatida a falta de segurança na região e como a população pode contribuir para ajudar a Polícia Civil. A população mostrou-se assustada e indignada com o grande aumento da violência nas ruas, não só do bairro, mas de toda a cidade.

Os moradores e comerciantes mostraram-se solidários com a luta da Polícia Civil, que vem enfrentando a duras penas esse início do governo Sartori do PMDB. Na reunião foi denunciada a política do governo, que achaca os policiais e os amedronta com a ameaça de retirada de diretos já adquiridos. Também foi denunciada a política irresponsável, que deixa a segurança pública abandonada e sem efetivo. Uma das soluções apresentadas seria a convocação imediata, para o início do curso de formação, dos novos policiais já aprovados em todas as fases do concurso realizado em 2013.

Ao final da reunião, os moradores apresentaram aos policiais um balanço com os resultados positivos da manifestação que fizeram nas ruas do bairro, na manhã de sábado, dia 18 de julho de 2015, onde pediram mais segurança no bairro. Segundo o coordenador do movimento, Marcelo Machado, os índices de assaltos, desde janeiro, aumentou exponencialmente. Os moradores também se dispuseram a comparecer ao ato público do dia 18 de agosto.

Nessa reunião ficou muito claro, para nós, que os moradores e comerciantes da região não suportam mais a onda de violência no bairro que, desde janeiro, vem aumentando exponencialmente.