Ugeirm participa de campanha em Pelotas pelo aproveitamento de todos os aprovados no concurso

Diretores da Ugeirm, do Sinpol-RS e candidatos aprovados no último concurso da Polícia Civil promoveram campanha de coleta de assinaturas nesta sexta-feira (25/7) e sábado (26/7), no calçadão de Pelotas.

A coleta de assinaturas para a petição pública visa a chamada de todos os aprovados no concurso. O ato foi realizado na Esquina Democrática, no Calçadão da Rua Andrade Neves com a Sete de Setembro, em Pelotas.

A representante dos candidatos excedentes, Cristina Schleder falou que a campanha “Acadepol para todos Já!” tem o objetivo de sensibilizar as autoridades responsáveis pela Segurança Pública, para o aproveitamento imediato de todos os aprovados. Ao todo o edital previa 700 vagas, sendo 350 para o cargo de inspetor e 350 para o cargo de escrivão. Até agora 50% fazem até novembro o Curso de Formação na Acadepol (Academia de Polícia). Os demais ainda não começaram a formação.

Além destes, um número estimado em 700 candidatos aprovados em todas as fases aguardam a chance de iniciarem a carreira. A candidata ressalta que eles fazem falta à força de trabalho policial, que opera com grande defasagem de efetivo. Ela ressalta que já somam mais de 200 as moções de apoio em todo o Estado.

O escrivão Fábio Castro, vice-presidente da Ugeirm, diz que o objetivo é sensibilizar o governo de que a população do Estado cresce cada vez mais, bem como o índice de criminalidade, porém a Polícia Civil hoje possui um efetivo bem menor do que há 20 anos. Mesmo com os avanços recentes, o número de servidores atualmente representa 55% do ideal. O slogan da campanha enfatiza que: “Mais policiais nas ruas, mais segurança. É urgente que estes concursados sejam convocados, para que possam assumir suas funções na Polícia Civil”, ressaltou ele. O Curso de Formação leva em torno de seis meses, última etapa antes da nomeação.

Por Assessoria de Imprensa, com informações do Diário da Manhã de Pelotas