UGEIRM participa de entrega de pedido de auditoria nas estatísticas de criminalidade

A UGEIRM esteve nesta segunda-feira (21), junto com a deputada Stela Farias (PT), com o Procurador Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Geraldo da Camino. O objetivo da reunião, foi a entrega de um ofício pedindo, oficialmente, uma auditoria independente nas estatísticas criminais do governo do estado. Na última semana, a deputada Stela Farias denunciou uma série de contradições e erros nos números divulgados pelo governo do estado, referentes ao ano de 2016. Os erros se concentram, particularmente, nos números de vítimas da violência no estado.

Na avaliação do sindicato, esses erros são muito graves, pois essas estatísticas deveriam orientar toda a política de segurança pública do estado. A diretora da UGEIRM, Neiva Carla, ressalta que “o governo deu, em um intervalo de menos de um dia, seis versões diferentes para os erros. Isso mostra um total desprezo pela precisão dos números e, mais grave, uma total falta de política de segurança. Isso só mostra o que falamos desde há muito tempo: esse governo trata a segurança pública no improviso, sem nenhuma responsabilidade. O que viemos fazer aqui é cobrar que o MP cumpra seu papel de representante da sociedade na fiscalização dos atos do governo. Pois, nós policiais, que trabalhamos na atividade fim, ficamos fragilizados quando as estatísticas não são confiáveis. Elas são a base para o planejamento do nosso trabalho e o trabalho policial sem planejamento representa risco de morte”.