Governo do Estado recebe 59 pedidos para reconsiderar bandeiras do distanciamento controlado

Da Redação

O governo do Estado informou, no início da manhã deste domingo (19), que, nas últimas 36 horas, recebeu 59 pedidos de reconsideração da classificação preliminar da 11ª rodada do Distanciamento Controlado. Municípios e associações regionais tinham até as 6h para formalizar os recursos.

A partir de agora, os dados e justificativas apresentados serão analisados para que, na segunda-feira (20), o Gabinete de Crise tome a decisão e divulgue o mapa definitivo vigente a partir de terça (21).

Nesta rodada, o Estado atingiu o maior número de bandeiras vermelhas desde o início do Distanciamento Controlado, em 10 de maio. Conforme o mapa divulgado na sexta-feira, 18 regiões foram classificadas com risco epidemiológico alto da covid-19, o que equivale a 90% do Estado. As duas restantes – Bagé e Pelotas – ficaram com bandeira laranja (risco médio).

Na semana passada, foram 63 pedidos de reconsideração após a divulgação do mapa preliminar do Distanciamento Controlado. O Estado acatou os pedidos de cinco regiões para permanecer na bandeira laranja e alterou o critério para a chamada trava de segurança. Anteriormente, era importa uma semana adicional na bandeira vermelha para as regiões que tiverem duas classificações de alto risco nos últimos 21 dias.

A pedido do município de Pelotas, o critério foi alterado. Agora, a região que apresentar “melhorias consistentes” no controle sobre o avanço da doença e na estrutura de atendimento hospitalar, poderá ter a reconsideração da trava de segurança,  sem a necessidade de permanecer automaticamente na cor vermelha.