Outras Notícias

Policial Civil de Getúlio Vargas disputa maratona na França

Lotado em Getúlio Vargas, na 11ª Região Policial, o agente policial Everton Drebes se prepara para um grande desafio internacional. No dia 2 de junho, pouco antes de completar 41 anos, ele participa da Maratona da Liberdade, também conhecida como Maratona do Dia D, na Normandia, região da costa francesa do Canal da Mancha. A organização do evento espera receber 25 mil corredores de 65 nacionalidades diferentes.

Embora mantenha rotinas de atividade física, boa prática adotada por ser policial civil, Everton começou a treinar corridas de longa distância em 2018. Fora do Brasil, sua primeira incursão como corredor foi no deserto do Atacama, no Chile, porém o percurso foi menor. Ele também já participou da maratona de Porto Alegre, mas à época estava lesionado e não considera ter alcançado resultado à altura de sua capacidade. Atualmente, Everton está sem nenhuma lesão física e acredita que vai cumprir os pouco mais de 42 quilômetros em 3h30 na sua primeira maratona internacional. “É a minha expectativa, porque esse é o tempo que alcanço nos meus treinamentos”, explica.

Everton faz reforço muscular em academia de ginástica pelo menos três vezes por semana, depois do final de expediente na delegacia. No sábado ou no domingo, dedica-se a correr, no mínimo, 30 quilômetros. Para isso, conta com uma parceria mais do que especial: sua esposa, Roberta de Giacometti. “Ela também corre e vamos juntos para a França. Minha esposa vai disputar uma prova mais curta, de 10 quilômetros”. O casal se preparou para combinar seu período de férias justamente para participar da Maratona da Liberdade.

História

A maratona é inspirada na Grécia antiga. Em 490 a.C., Fidípedes teria cumprido essa distância, entre Marathónas e Atenas, para levar aos cidadãos atenienses a notícia da vitória do exército grego sobre os persas. Há controvérsia sobre a fidelidade dessa história em textos de Heródoto, mas, ao longo do tempo, foi essa a versão que prevaleceu.

O lendário esforço de Fidípedes foi recuperado no início da retomada dos jogos olímpicos, em 1896. Desde então, a maratona acontece em todas as edições olímpicas e, a partir da década de 1920, fixou-se a distância oficial de 42,195 quilômetros. Não sem razão, é considerada a prova mais difícil do atletismo. Hoje, estima-se haver cerca de 500 maratonas em diversas cidades do mundo.

A Maratona da Liberdade é uma homenagem à chegada dos aliados à Normandia. No dia 6 de junho de 1944, tropas britânicas, canadenses e dos Estados Unidos desembarcaram na região para enfrentar o exército alemão. Hitler já havia invadido Paris em 1940, durante a 2ª Guerra Mundial. A chegada das tropas aliadas à Normandia marca o início da derrocada nazista na Europa. A Maratona da Liberdade acontece desde 1988 e, em 2024, vai homenagear os 80 anos do Dia D.