Operação que investiga fraudes do Grupo RBS e da Gerdau terá Audiência Pública nessa segunda (14)

operacao_zelotes_policia_federal77154Nesta segunda-feira (14), acontecerá uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa, para discutir a Operação Zelotes. Esta Operação da Polícia Federal investiga fraudes no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF) da Receita Federal. Entre as empresas investigadas estão o Grupo RBS e a Gerdau, duas empresas do nosso Estado. A Audiência é uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Púbico da Assembleia Legislativa e acontecerá no Plenarinho da Casa.

A audiência em solo gaúcho acontecerá no momento em que são aguardadas as primeiras denúncias da operação. Na semana passada, em entrevista ao programa Agora, da Rádio Guaíba, o procurador do Ministério Público Federal (MPF) Frederico Paiva, que está à frente das investigações, informou que seis empresas devem ser denunciadas ainda neste mês de setembro por crime de sonegação de impostos e corrupção no Carf. Nessa primeira leva, conforme o procurador, já deve constar uma empresa gaúcha. Entre os grupos gaúchos investigados na operação, além da Gerdau e da RBS, estão a Mundial-Eberle e a Marcopolo.

Na semana passada, Polícia Federal, Ministério Público e Corregedoria do Ministério da Fazenda e da Receita Federal realizaram busca e apreensão de documentos no RS, em São Paulo e no Distrito Federal. Escritórios de contabilidade na cidade de Santo Ângelo estavam entre os locais onde ocorreram as buscas.

A Zelotes, deflagrada pela Polícia Federal em março deste ano, investiga um dos maiores esquemas de sonegação fiscal já descobertos no Brasil. As investigações são sobre a atuação de quadrilhas junto ao Carf, revertendo ou anulando multas. O colegiado tem R$ 516 bilhões em processos para julgamento. Estão sendo analisados 74 julgamentos do conselho realizados entre 2005 e 2013, nos quais, R$ 19,6 bilhões teriam deixado de ser recolhidos aos cofres públicos. Segundo informou o procurador, dos 70 processos sob suspeita, em pelo menos 20 o MPF conseguirá comprovar de maneira sólida que houve atos ilícitos. Este volume representa cerca de R$ 6 bilhões.

A Coordenação Unificada dos Servidores Públicos decidiu acompanhar a Audiência. Uma das propostas apresentadas pela Coordenação Unificada, para enfrentar a crise financeira do nosso Estado é o combate consequente à sonegação. A Operação Zelotes investiga uma sonegação de proporções gigantescas, onde os principais envolvidos são empresas sediadas no nosso Estado. Este é um assunto que interessa diretamente aos servidores.

Com informações do site www.correiodopovo.com.br