Vice-governador Gabriel Souza vai a Brasília fazer lobby contra Policiais aposentados
O Vice-governador do RS, Gabriel Souza, esteve em Brasília, na última quarta-feira (28), para realizar uma das atividades preferidas do governo Eduardo Leite: defender o ataque aos direitos dos servidores estaduais, em particular dos policiais civis aposentados. Gabriel Souza participou de uma reunião com o Presidente do STF onde manifestou a posição do governo do RS, contrária a aprovação das ADIs (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que questionam pontos da reforma da Previdência. Entre os itens questionados pelas ADIs, estão a progressividade das alíquotas, a possibilidade de que a contribuição dos aposentados e pensionistas incida sobre o que superar o salário mínimo, a instituição de contribuição extraordinária, o fim da “imunidade do duplo teto” e as mudanças na forma de cálculo da pensão.
Gabriel Souza, quando deputado estadual, teve papel fundamental na aprovação da reforma da Previdência estadual, sendo um dos principais articuladores dos projetos do governador Eduardo Leite. Essa reforma foi a que acabou com a paridade e a integralidade dos Policiais Civis e executou um verdadeiro confisco nas aposentadorias dos Policiais Civis, com o aumento das alíquotas de contribuição. Portanto, não é de estranhar que o governador Eduardo Leite tenha designado o seu fiel escudeiro, para o papel de convencer o STF a manter as terríveis injustiças perpetradas pela reforma da Previdência do Governo Bolsonaro. Gabriel Souza tem experiência no papel de confiscar os salários dos policiais aposentados.
O Vice-presidente da UGEIRM, Fabio Castro, lembra que “o vice-governador tem um longo histórico de ataque aos direitos dos policiais civis. Desde a época em que era líder do Governo Sartori, o atual vice-governador se especializou em defender propostas de retirada de direitos dos Policiais Civis. Durante sua passagem como líder do governo Sartori, foi um dos responsáveis por colocar a Brigada Militar para jogar bombas e atingir com balas de borracha os Policiais Civis que protestavam na frente da Assembleia Legislativa. O ex-líder do Governo Sartori e atual vice de Eduardo Leite tem um grande talento para se manter próximo do poder e, agora, parece se preparar para tentar chegar ao governo do estado nas próximas eleições, fazendo parte do projeto de Eduardo Leite para chegar à Presidência da República e repetir, em nível nacional, o que estão fazendo no nosso estado. Para conseguir seu objetivo eleitoral, Gabriel Souza tenta de todas as formas agradar o atual governador, mesmo que, para isso, tenha que defender o confisco na aposentadoria de servidores que são os responsáveis por garantir a segurança da população. A ânsia de poder parece não ter limites”, conclui Fabio Castro.