O candidato a Vereador e Policial Penal Kirion Black (PT) visita a UGEIRM para apresentar suas propostas
O candidato a Vereador em Porto Alegre, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Kirion Black (13007), esteve na sede da UGEIRM no início dessa semana, para apresentar suas propostas às eleições que acontecerão no próximo dia 6 de outubro. O candidato estava acompanhado do seu pai, o Comissário Carlos Reginaldo da Fonseca Martins, que é um filiado antigo da UGEIRM e participante ativo das mobilizações da categoria. Também participaram da reunião, o Comissário Luiz Felipe Teixeira e a Comissária Janete Lopes da Silva, do movimento dos Policiais Antirracistas.
Durante o encontro, Kirion Black fez um breve relato da sua trajetória, ressaltando que é natural de Porto Alegre, tendo feito toda sua formação escolar na rede pública de Porto Alegre. Ao final do ensino médio, Kirion conseguiu, através das políticas públicas do PROUNI, ingressar na universidade com bolsa integral, tendo se formado em Geografia. A partir da sua formatura, deu aulas como professor voluntário em cursos populares para estudantes de baixa renda, o que o levou a se envolver nas causas sociais.
Em 2010, Kirion ingressou na SUSEPE, como Policial Penal, o que o levou a participar do movimento dos Policiais Antirracistas. Junto com os servidores da Polícia Civil, da Brigada Militar e da Polícia Penal, Kirion participou das várias lutas dos servidores da segurança pública em defesa dos seus direitos e de uma segurança pública inclusiva, que garanta uma sociedade mais segura e que respeite os direitos da população negra.
O candidato também destacou sua trajetória no movimento negro da cidade, que resultou na criação do Movimento Black em 2020, movimento que nasceu com a finalidade de combater o racismo em Porto Alegre. Kirion frisa que sua candidatura quer levar essa experiência para a Câmara dos Vereadores, objetivando mudar a realidade atual da cidade, que é de discriminação do povo negro, garantindo uma Porto Alegre segura e que respeite os da população negra da Capital do estado.
Como ponto de partida para o seu mandato, o candidato apresenta algumas propostas concretas:
- Defender uma segurança pública cidadã;
- Transformar Porto Alegre em uma cidade 24 horas, com segurança e serviços para toda a população;
- Implantar o Letramento Racial em todas as áreas;
- Defender o passe-livre para estudantes;
- Resgatar as atividades culturais em espaços públicos;
- Fiscalizar o Plano Diretor da cidade e ampliar a rede cicloviária de Porto Alegre.