Direção da UGEIRM visita Policiais de Rio Grande afastadas por motivo de saúde
A Direção da UGEIRM esteve, na última semana, na cidade de Rio Grande para visitar duas policiais que estão afastadas das suas atividades, por motivo de saúde. O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, e o Diretor de Patrimônio do Sindicato, Edgard Guilherme da Costa, se encontraram com a Escrivã Laline Almeida Larratéa e com a Comissária Raquel Schneider Vieira.
Em abril de 2022, Laline sofreu um acidente de trabalho, quando, ao participar de uma operação policial, foi atingida por um disparo no rosto. Desde essa data, ela vem cuidando da sua recuperação, que vem ocorrendo de forma bastante satisfatória. A direção da UGEIRM se informou, com a colega, sobre a situação do seu processo administrativo para fins de Promoção Extraordinária. De acordo com Laline, o processo na Polícia Civil já foi encaminhado e tramitou com bastante agilidade. No entanto, a Escrivã ainda está aguardando o laudo do DMEST, que possibilita o prosseguimento no pedido de Promoção Extraordinária e que ainda não foi emitido. De acordo com as informações conseguidas por Laline, atualmente o DMEST conta com poucos peritos em serviço, atendendo todos os servidores do Executivo em todo o estado, sendo responsáveis pela expedição de uma grande quantidade de laudos.
A Comissária Raquel também se encontra afastada das suas atividades, por conta de um acidente sofrido, quando estava em viagem a Santa Catarina. A direção do sindicato foi visitar a colega, que está em franca recuperação do grave acidente de que foi vítima. Os dirigentes da UGEIRM se colocaram à disposição para qualquer questão que for necessária, para que a sua recuperação se dê no prazo mais breve possível e logo a tenhamos novamente no convívio da categoria.
No encontro com as policiais, o Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, relatou outros casos em que policiais civis, que foram vítimas de acidente de trabalho, tiveram que esperar um grande período para que o DMEST emitisse o laudo. Um caso que chama a atenção, é o do colega Paulo Volmir de Canguçu. Ele foi baleado ao participar de uma ação policial durante um assalto a banco em Canguçu, em agosto de 2018, e aguarda, até hoje, um laudo do DMEST para que consiga dar prosseguimento no seu pedido de promoção extraordinária. De acordo com Volmir, o pedido foi formalizado em dezembro de 2021, quando foi encaminhado pela Divisão de Saúde do DAP/PC. Até hoje, ele aguarda ser convocado para a avaliação pericial presencial que a gravidade do caso necessita. O Policial afirma, ainda, que o Acidente de Trabalho Já foi reconhecido pelo Conselho Superior de Polícia, tendo sido publicado no DOE em 13/11/2018, porém até agora sua promoção extraordinária não foi liberada.
Ortiz destaca que a UGEIRM já está se mobilizando para impedir que situações como essas se repitam: “a UGEIRM já está preparando uma proposta de Projeto de Lei, a ser apresentada na Assembleia Legislativa, que estabeleça um prazo máximo para que o processo de reconhecimento do acidente de trabalho e a publicação da Promoção Extraordinária seja publicada. Nós vamos entrar em contato com parlamentares da próxima legislatura, para que esse PL seja apresentado. Não podemos aceitar que policiais que foram feridos em serviço, tenham que esperar anos, para que sua Promoção seja publicada. Isso é inadmissível”, finalizou Isaac Ortiz.