Operação da Polícia Civil combate traficantes que obrigavam moradores a esconder drogas em Viamão
Um dos alvos é um distribuidor de entorpecentes de uma organização criminosa.
A Polícia Civil realizou a Operação Fox na manhã desta quarta-feira (21). A ação visa combater o tráfico de drogas em Viamão, na Região Metropolitana. Os traficantes obrigavam moradores da Rua F, na região do bairro Promorar, a armazenar drogas. As casas também eram usadas, após exupulsão dos proprietários, como pontos de venda de entorpecentes. O objetivo era despistar ação da polícia e de grupo rival.
Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão. Três suspeitos foram presos, sendo um em flagrante. Além disso, houve a apreensão de seis ceulares que serão periciados com o objetivo de identificar mais suspeitos. Três criminosos seguem foragidos. A operação teve como foco um distribuidor de entorpecentes na região que é, inclusive, um dos gerentes de uma organização criminosa que atua no local. Os traficantes são ligados a uma facção que tem base no Vale do Sinos e estão em guerra com outra, de Poto Alegre, que atua no mesmo bairro de Viamão. Outros alvos foram um responsável pela contabilidade do tráfico e os suspeitos de invadir as residências das vítimas para que sejam usadas pelos criminosos.
Ao todo, 21 policiais cumpriram as ordens judiciais. Foram usados cães farejadores em uma área de mata e em residências no bairro Promorar na tentativa de encontrar drogas. De acordo com delegado Eduardo do Amaral, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Viamão, o objetivo geral da operação foi estancar, pelo menos momentaneamente, o uso de casas de moradores — perante ameaças — para o armazenamento de entorpecentes.

Fonte: Gaucha ZH