Após muita espera e suspense, promoções são publicadas às 20h da sexta-feira (22)
A sexta-feira (22) foi de muita tensão, espera e suspense para os (as) policiais civis. Após o anúncio feito pelo próprio Governador Eduardo Leite, na quinta-feira (21), sobre a publicação das promoções, a categoria aguardou ansiosa a publicação do Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira. Logo no início da manhã, o clima nos grupos de WhatsApp era de decepção: o DOE não veio com a publicação das promoções da segurança pública.
A partir daí, a direção da UGEIRM começou uma verdadeira peregrinação telefônica. Durante o dia, foram várias ligações e mensagens direcionadas ao Secretário da Casa Civil, Secretário de Segurança e Chefe de Polícia. Em todas elas, a pergunta era a mesma: o Governo vai cumprir o prometido e publicar as promoções? A resposta: uma edição extra do DOE, ainda na sexta-feira, traria as promoções da categoria. Durante todo o dia, os (as) policiais civis viveram a agonia e a tensão da publicação. Finalmente, às 20 horas, o Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, recebeu a mensagem do Secretário da Casa Civil, com o link do DOE Extra com as promoções da Segurança Pública.
Promoção é reconhecimento ao trabalho exemplar dos (as) Policiais Civis
O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, destaca que “toda a novela para a publicação, não apaga a grande vitória da nossa categoria. Toda a mobilização da UGEIRM, as várias reuniões com o Governo, onde as promoções sempre eram colocadas na pauta, a interpelação do Governador na cerimônia de entrega de viaturas, as reuniões na Assembleia Legislativa e as reuniões para mobilizar a categoria, garantiram que o Natal dos (as) Policiais Civis tenha sido um pouco mais alegre. Os colegas que foram promovidos merecem nossos parabéns, pois isso é resultado do esforço e dedicação diária desses profissionais para garantir a segurança da população. Muitos aguardaram durante anos por esse momento e, finalmente, puderam celebrar, com a família e seus colegas, o reconhecimento mais do que merecido”.
Preenchimento de todas as vagas é vitória da mobilização da categoria
Durante as negociações da UGEIRM com o Governo, várias vezes foi levantada a possibilidade de uma publicação parcial das promoções. A posição intransigente da UGEIRM, de que a categoria só aceitaria a publicação com o preenchimento de todas as vagas, conseguiu fazer o governo recuar nessa tentativa que poderia abrir um perigoso precedente. A Vice-presidente da UGEIRM, Neiva Carla Back, lembra que “vencida essa etapa, agora já é a hora de preparar a mobilização pelas próximas promoções, em abril de 2024. O Governo tem que retomar a prática da publicação a cada semestre, em abril e novembro, como sempre aconteceu na Polícia Civil. O Sindicato vai cobrar isso, além de continuar firme no preenchimento de todas as vagas disponíveis”, conclui Neiva Carla.
Vitória com a publicação das promoções não apaga erros recorrentes do governo
A publicação das promoções nesse final de ano foi motivo de comemoração da categoria. Porém, alguns problemas, que já são recorrentes, precisam ser resolvidos e não podem perdurar no tempo. Elencamos, abaixo, alguns deles:
- Um problema histórico, é o baixo percentual de promoções por merecimento que obedecem a lista de pontuação. Dessa vez, somente 20% das vagas por merecimento seguiu a lista, o que é um retrocesso, frente aos 50% das vagas preenchidas em outras publicações. É necessário que tenhamos critérios mais claros e objetivos nas promoções por merecimento.
- A não promoção dos colegas da turma de 2020, é um exemplo dessa falta de clareza nos critérios. Bastava utilizar as vagas por antiguidade, como foi feito com a turma de Delegados de 2020, e pelo menos a metade dos colegas seriam contemplados.
- Por último, é necessário registrar a situação dos quatro últimos Investigadores, que ficaram de fora da promoção à Comissário de Investigação Policial, porque não foram criadas essas quatro vagas que encerrariam definitivamente o longo processo de extinção desse cargo na Polícia Civil.
A UGEIRM vai continuar lutando para que esses problemas não se repitam. O Vice-presidente do sindicato, Fabio Castro, lembra que “o preenchimento de todas as vagas foi uma vitória da nossa mobilização. Mas, essa vitória não apaga esses erros, que vêm se repetindo a cada publicação de promoções. Esse processo precisa ser modernizado, pois o serviço público não pode ser tratado de forma improvisada, com listas elaboradas de última hora, sem critérios claros e públicos. Isso acaba resultando em injustiças e erros desnecessários, que prejudicam a vida funcional dos servidores que fazem a administração funcionar cotidianamente, para atender a população”, conclui Fabio Castro.