Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Pelotas debate IPE Saúde e Revisão Geral dos Salários
Com a Câmara dos Vereadores de Pelotas lotada, a Frente dos Servidores Públicos (FSP) debateu, nessa quarta-feira (24), dois assuntos de grande relevância para o funcionalismo público: o projeto de reforma do IPE Saúde e a Revisão Geral dos salários dos servidores públicos estaduais. O encontro contou com uma presença significativa dos (as) Policiais Civis da região. A audiência pública foi proposta pela vereadora e diretora do CPERS, Carla Cassais (PT).
Durante toda a audiência, o clima foi de indignação com o ataque promovido pelo governador Eduardo Leite ao plano de saúde dos servidores públicos estaduais. A avaliação unânime foi de que, caso o projeto seja aprovado na Assembleia Legislativa, a proteção à saúde dos servidores estará gravemente ameaçada. Como destacou o presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, “o déficit do IPE-Saúde, alegado pelo governador Eduardo Leite, seria resolvido caso o governo cumprisse com a sua obrigação e concedesse a revisão geral dos salários dos servidores públicos estaduais”.

O presidente da UGEIRM destacou, ainda, a importância da mobilização dos servidores para impedir a aprovação do projeto de reestruturação do IPE-Saúde que se encontra na Assembleia Legislativa em regime de urgência. “A colocação do projeto em regime de urgência, demonstra a falta de disposição ao debate por parte do governo. Ao impedir uma ampla discussão do projeto nas Comissões da Assembleia Legislativa, o governo tenta esconder a falta de respostas aos questionamentos sobre a atual situação do IPE-Saúde. Por exemplo: o que o governo tem a dizer sobre a dívida milionária do governo com o Instituto? E os prédios transferidos do IPE-Saúde para o Executivo, quando serão pagos? Essas perguntas precisam ser respondidas, antes de qualquer mudança no IPE-Saúde e de qualquer aumento na contribuição dos servidores”, encerrou Isaac Ortiz.
Direção da UGEIRM convoca para reuniões em outras cidades do interior
Após a audiência em Pelotas, a direção da UGEIRM está convocando a categoria para reuniões em outras cidades do interior. A ideia é debater com os Policiais Civis, além da situação do IPE-Saúde, as pautas específicas da categoria, como a publicação das Promoções, a reposição salarial e a equiparação com os Capitães da Brigada Militar. A direção do sindicato ressalta a importância da mobilização da categoria, nesse momento. O sindicato vem procurando o governo, reivindicando a reposição salarial e a publicação das Promoções, no entanto o diálogo tem sido difícil, com pouca abertura do governo. É preciso que a categoria aumente a mobilização para que o governo se disponha a negociar com o sindicato.
A partir da próxima semana, a direção do sindicato já estará com o pé na estrada para debater com a categoria. No dia 30 de maio, a UGEIRM estará em Santiago debatendo a mobilização com os (as) policiais civis da região, no dia 31 será a vez de Santa Maria, no dia 1º de junho a Plenária será em Santa Cruz e no dia 2 em Cachoeira do Sul. Nesses encontros continuaremos debatendo e mobilizando os (as) Policiais Civis para conseguirmos barrar a aprovação da destruição do IPE-Saúde, além de pressionar pela publicação das Promoções e pela reposição salarial.