Deputado Rodrigo Lorenzoni (PL/RS) declara apoio às reivindicações dos Policiais Civis
As entidades da Polícia Civil estiveram, nesta terça-feira (22), no Gabinete do Líder da bancada do PL, Deputado Rodrigo Lorenzoni, para tratar da pauta da categoria apresentada ao Governo Eduardo Leite. Além dos representantes da UGEIRM, também estiveram presentes os representantes do SINPOL-RS e da ACP/RS e o Comissário Thiago Raldi.
Nesta reunião, as entidades reiteraram a pauta apresentada em um encontro anterior com o Deputado e pediram o apoio do parlamentar e da bancada do PL às reivindicações da categoria. Entre os pontos apresentados, destacam-se a publicação das Promoções da categoria, o resgate da simetria dos Comissários de Polícia com os Capitães da BM, a aprovação do PL da Paridade e Integralidade e a reposição salarial da Polícia Civil. As entidades relataram que, desde o último encontro com o deputado, não houve nenhum avanço na negociação com o Governo, que se mostra irredutível quanto a pauta dos Policiais Civis. Frente a essa realidade, as entidades estão convocando uma nova mobilização da categoria, que marcará, ainda nessa semana, uma data para a realização de uma grande Marcha da Polícia Civil em Porto Alegre e também está debatendo com a sua base a realização de uma Operação Padrão.
Os representantes sindicais pediram o apoio da Bancada do PL, para que ela ajude na pressão sobre o Governo no sentido de abrir uma negociação real com os Policiais Civis. Também foi destacado que o Projeto de Lei que trata da Paridade e da Integralidade, diante da falta de resposta do Governo, pode ser colocado em votação na CCJ da Assembleia Legislativa. As entidades ressaltaram que é fundamental o voto favorável do representante do PL na Comissão, Deputado Cláudio Tatsch, ao Projeto de Lei do deputado Leonel Radde (PT/RS).
O Deputado Rodrigo Lorenzoni reconhece as dificuldades que esse Governo apresenta, em negociar com as entidades dos servidores públicos. O parlamentar ressaltou que, apesar do discurso do diálogo, o Governador Eduardo Leite se notabiliza pela enorme dificuldade em flexibilizar sua política e em aceitar o contraditório dos seus interlocutores. Por isso, o Deputado apoia a mobilização das categorias, como a única forma de fazer o governo abrir uma negociação real com as entidades. Lorenzoni também se comprometeu em apoiar a pauta dos Policiais Civis, levando a íntegra da pauta da categoria para apreciação da bancada do PL na Assembleia Legislativa.